Como fazer ensino superior no Reino Unido

Todos os anos, o Reino Unido recebe milhares de estudantes estrangeiros em busca de uma vaga nas 160 unidades universidades por toda a Terra da Rainha, entre elas, três das dez melhores instituições do mundo, de acordo com o Times Higher Education.

Se você planeja fazer o seu ensino superior no Reino Unido, atentem-se as essas dicas que separamos para você.

Conhecendo o Ensino Superior no UK

Os sistemas de processos das instituições de ensino do Reino Unido são bem estabelecidos, o que permite que os estudantes se preparem antecipadamente. Por lá, o ensino superior é voltado para estudantes maiores de 18 anos, idade habitual que os brasileiros começam a ter contato com o ensino superior.

Um dos diferenciais dos sistemas de estudo no Reino Unido é o calendário escolar. Normalmente, o ano letivo começa em setembro e vai até julho do ano seguinte. Algumas universidades oferecem os cursos a partir de janeiro, ou fevereiro. Aqui, você tem a relação do calendário das instituições. Além dos cursos de graduação, é possível fazer também pós-graduação.

Processo seletivo

Todos os trâmites de admissão nas universidades e faculdades britânicas passam pelo UCAS - Universitu and College Admissions Service, órgão responsável pela admissão nas instituições.

Pelo site, você vai apresentar documentos, formulários, resultados nos testes entre outras exigências, você pode escolher até cinco universidades britânicas para ser seu próximo local de estudos.

Para se inscrever no UCAS, você vai gastar aproximadamente 40 reais (cerca de 9 libras). As inscrições, para alunos estrangeiros se iniciam em setembro. Aqui, você confere as datas do processo de admissão.

Exames de proficiência

Saber inglês além de ser fundamental para a estadia no Reino Unido é exigido pelas instituições de ensino. Um dos métodos de comprovar se o aluno é fluente no idioma e não vai encontrar barreiras para acompanhar as aulas, são os exames de proficiência.

As instituições europeias pedem mais o IELTS, inclusive, existe uma versão específica do exame para visto britânico. Aqui, você encontra dicas para estudar inglês, e se preparar para o conteúdo do IELTS.

É importante se atentar às exigências das instituições. Algumas solicitam o resultado no ato da inscrição do curso, outras usam o método de avaliação inicial para posteriormente pedir o certificado do exame.

Supporting statement

A carta de motivação ou personal statemente é uma oportunidade para o destaque do candidato no processo de admissão. O documento deve conter basicamente a apresentação do aluno, com pontos importantes sobre sua escolha em ir estudar em terras britânicas.

Através da carta, os avaliadores vão analisar a sua contribuição para o meio técnico científico e o enriquecimento cultural do ambiente. A tarefa está longe de ser a mais difícil de ser cumprida, mas tenha em mente que é importante passar uma boa impressão em seu primeiro contato com os avaliadores. Então, reserve um tempo e escreva um ótimo supporting statement, de preferência peça a algum professor para revisar o que escreveu.

Tenha em mãos o visto

O visto é obrigatório para os brasileiros que vão estudar no Reino Unido. O recomendado é começar a tirar o documento com três meses de antecedência ao período das aulas. Para graduações e pós, o estudante vai receber o CAS, um número de referência único fornecido pela universidade, que deve ser apresentado para o órgão responsável pela entrada de estrangeiros em terras britânicas, o UK Visas and Immigration (UKVI).

Para não correr riscos de errar, e esclarecer todas as suas dúvidas acesse o Site com orientações para o visto no UK.

Faça um orçamento financeiro

Para não precisar vir embora antes do desejado, ou passar por dificuldades nessa importante experiência, planeje o seu orçamento. Além das despesas com o curso, que provavelmente será a mais alta, é preciso pensar nos gastos com alimentação, transporte, moradia.

Essa plataforma é muito eficiente para ajudar nos cálculos com o estudo. E o site Education UK, tem uma página que pode ajudar com o planejamento financeiro e uma lista de bolsas de estudo.

Agora, além das malas prepare-se para uma carreira bem sucedida. Tenha certeza que todo o processo de ir estudar em outro país fará muito diferença em seu currículo. Aproveite para passar em nosso Facebook, e conhecer um pouco mais sobre o Reino Unido.

Transferwise