Com certeza você já ouviu falar na pontualidade dos britânicos. Também deve ter estranhado os alimentos escolhidos para o breakfast e já deve ter se imaginado participando de um happy hour nos pubs do Reino Unido, não é mesmo? E hoje você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura inglesa. Você está convidado a conhecer os principais eventos culturais do Reino Unido, além do chá das cinco.
Celtic Connections
Todos os anos, a cidade de Glasgow na Escócia é palco do festival de folk, música raiz e world music, o Celtic Connections celebrado no inverno, entre os meses de janeiro e fevereiro. Uma maneira de celebrar a música celta em todo o mundo e o evento do gênero mais aguardado do Reino Unido.
Os concertos, palestras, exposições de arte, workshops, oficinas e ceilidhs - saraus típicos escoceses - reúnem cerca de 2.000 artistas em 300 eventos celebrados em 20 locais diferentes, durante 18 dias.
Up Helly Aa
Para fechar o Natal definitivamente, as Ilhas Shetland na Escócia realizam o maior festival de fogo na Europa, o Up Helly - celebrado desde 1880. Ao longo desses quase 140 anos, o momento só deixou de ser festejado três vezes: por ocasião da morte da rainha Vitória e por causa das duas guerras mundiais.
No decorrer da noite, os chamado “Vikings” desfilam em procissão até o mar com tochas. O resultado é um jogo misterioso de luz e sombras dançantes. Depois disso, acontece a queima do Drakkar, o navio Viking, o destaque da celebração. A festa se encerra com canções e danças no estilo escocês e nórdico.
Valentine’s day
Os britânicos comemoram o dia mais romântico do ano no dia 14 de fevereiro. O correspondente ao Dia dos Namorados no Brasil é celebrado no dia de São Valentim, considerado o anjo do amor.
Na data, além das decorações vermelhas e os vários corações nos restaurantes, bares e pubs, os comércios preparam programação especial para a celebração.
Saint David
No País de Gales, o dia 1° de março é dedicado ao Saint David, padroeiro oficial do local. A data apesar de não ser considerado um feriado, é considerada importante. No dia, é comum além de músicas nacionais, a ingestão de alho-poró, símbolo do país.
No dia, os galeses saem nas ruas com um look bem tradicional: capa vermelha, sobrecapa preta e chapéu alto preto com babados para celebrar o Saint David.
Saint George´s Day
"Salve Jorge”! Na Inglaterra, essa saudação ao santo que combateu o dragão é muito forte. Por lá, São Jorge é o considerado o santo padroeiro da Inglaterra. Assim como no Brasil, o Saint George´s Day é comemorado no dia 23 de abril, na data a festa se estende por todo o país.
Mesmo com celebrações menos grandiosas em relação às realizadas no passado, os ingleses aproveitam o feriado para descansar e se descontrair.
Parades de Carnaval
Não é só o gosto pelo futebol que os ingleses compartilham com os brasileiros, o Carnaval também é comemorado na Inglaterra. O evento não é realizado nas mesmas proporções se comparado ao Brasil, mas as festividades das parades - ou desfiles - de Carnaval são bem tradicionais.
Os europeus escolheram o início do verão e alguns feriados católicos, como o de Corpus Christi para festejar o Carnaval. Se quiser conhecer um pouco sobre a festividade na versão inglesa, sem abrir mão da folia brasileira, não se preocupe, as datas não coincidem. Anote na agenda: Paredes de Carnaval acontecem no dia 1° de maio.
Carnaval Notting Hill
Gostou das comemorações carnavalescas inglesas? Então se prepare que tem mais. O bairro Notting Hill de Londres prepara uma reprise da festa no último final de semana de agosto. As ruas são tomadas por carros alegóricos e desfiles com músicas típicas. As comemorações também contam com comidas locais, fogueiras e fogos de artifício.
Aniversário da Rainha
Um dos símbolo do país faz questão de comemorar o seu aniversário em grande estilo. A chamada “Trooping the Colour” é o desfile de celebração oficial do aniversário da rainha. Na festa, oficiais em uniformes cerimoniais, cavalos e músicos compõem a exibição militar. Na data, Elizabeth II a cumprimenta britânicos e visitantes.
Uma curiosidade sobre o aniversário da monarca é que apesar de comemorado em junho, Elizabeth II nasceu em abril, mas como no mês de nascimento da rainha, os termômetros estão marcando temperaturas baixas, a celebração oficial acontece no próximo verão. Essa tradição é antiga, desde o rei George 2º em 1748, quando um monarca nasce no outono, inverno ou primavera os ingleses só comemoram no verão.
Halloween
Em 31 de outubro, os cinemas do Reino Unido ficam com lotação máxima para os filmes de terror. Já os clubes e pubs realizam festas temáticas e nas residências os moradores fazem nabos e abóboras de lanterna para proteger a casa dos maus espíritos. Assim, é celebrado anualmente o Halloween, um dia antes da celebração cristã do Dia de Todos os Santos. Apesar de muito popular, a festa não faz parte dos “Bank Holidays”.
O que achou dos eventos? Conte para gente nos comentários. Aproveite para falar sobre suas experiências por aqui.