Turismo no Reino Unido: O que apresentar na imigração

Muito se fala a respeito da imigração na Inglaterra. Quem está ansioso (a), preparando as malas para ter pela primeira vez, a experiência de realizar uma viagem de turismo no Reino Unido, costuma agregar ao fator ansiedade, um misto de receio e até mesmo medo de ser barrado (a) quando pisar em solo inglês. 

Será necessário um visto? Quais documentos devo apresentar quando chegar o momento de passar pelo guichê de controle de passaportes? 

No post de hoje, iremos explicar de forma simples e objetiva o que você deve ter em mãos para passar sem problemas pela imigração e curtir ao máximo sua estadia na terra bretã. 

Não é necessário visto para turismo no Reino Unido

Um questionamento recorrente quanto à prática de turismo no Reino Unido, diz respeito ao visto ser ou não, necessário. Na verdade, quem vai até a Inglaterra para conhecer o “Big Ben” e demais pontos conhecidos mundialmente, não é obrigado a ter um visto antes de partir. 

Na verdade, este visto é obtido (ou não) na imigração. O lado bom neste caso, é que o turista não precisa pagar uma taxa de autorização para entrar no país, por exemplo, tampouco aguardar a decisão do consulado para somente depois, viajar.

Porém, é preciso ficar antenado (a) para que sua entrada não seja barrada pela imigração.  Algumas regras e requisitos primordiais para sua entrada como turista são imprescindíveis de cumprimento, caso contrário, a viagem resultará em uma enorme frustração e em prejuízo para seu bolso.

Documentação e entrevista: peças-chave para sua entrada como turista no Reino Unido

A imigração quer que você comprove de fato, de que sua real intenção é permanecer na Inglaterra durante o tempo permitido aos turistas (6 meses), e que essa entrada no conglomerado de ilhas não seja uma forma de posteriormente, permanecer além do tempo e de maneira ilegal.

Quem não possui fortes raízes em seu país de origem (ou seja, um vínculo de emprego no Brasil, ou de estudo em uma instituição educacional, família, esposa, filhos, etc.),  corre o sério risco de ter problemas em sua chegada.

É importante ter em mente que ao sua entrada como turista ser aceita, é possível viajar tranquilamente por todo o Reino Unido, e até mesmo estudar. A ressalva se dá, quando por exemplo, você sai do United Kingdom.

Neste caso, será novamente necessário passar pela imigração e ser submetido (a) aos questionamentos e trâmites burocráticos, outra vez. 

Para que tudo dê certo e você não fique em maus lençóis, há alguns documentos que possuem maior grau de relevância e que contribuirão para sua permanência na terra dos Beatles. Quer saber quais são? Então tome nota:

Landing Card

Este documento nada mais é do que um formulário que é distribuído, via de regra, ainda no avião. Caso você não o receba durante o voo, pode solicitá-lo na área de imigração no aeroporto, ao decolar.

Ele é destinado a todos os turistas que não sejam europeus, e obrigatoriamente deve ser preenchido e anexado aos demais documentos solicitados pela imigração;

Cartão de crédito

É importante que você tenha um cartão de crédito internacional. Além disso, é de extrema relevância ter a quantia de aproximadamente £65 ao dia. 

Não são raros os relatos de brasileiros que afirmam a necessidade de apresentarem a quantia em dinheiro vivo para os agentes da imigração. A justificativa é ter a certeza de que o turista terá meios de se manter no UK, com dinheiro suficiente para suas necessidades durante a estadia;

Seguro internacional de saúde

Outro detalhe que pode fazer a diferença, facilitando sua entrada para fazer turismo no Reino Unido, é o seguro internacional de saúde. 

Em situação imigratória o atendimento médico de emergência também é gratuito, no entanto, em caso de algum tipo de tratamento, turista e estudante precisa pagar pelo serviço. 

Este seguro não é obrigatório, mas pode dar uma “mãozinha”, facilitando sua entrada como turista e também, nunca se sabe quando podemos precisar de ajuda médica, não é mesmo? 

Passagens 

Se sua passagem é de ida e volta, você já ganha pontos com a imigração.  Não apenas a de volta para o Brasil, mas também para outros países e destinos, enquanto estiver pelo Reino Unido. A posse destes documentos reforça a ideia que você está de fato, interessado em fazer somente turismo, dando assim, maior credibilidade ao seu intuito;

Reservas em hotéis 

Se você já reservou os hotéis, leve os comprovantes. Ficará na casa de algum parente ou conhecido? Peça a eles, antes de partir, o envio de uma carta de convite. Isso facilitará durante a entrevista, quando for questionado (a) sobre onde ficará;

Passaporte 

Outro documento fundamental é o passaporte, e ele deve ter mais de 6 meses de validade.

Junte todos estes documentos em uma pasta para simplificar a organização e apresentação à imigração, ok? 

Quanto a entrevista, as perguntas mais comuns geralmente são:

  • Qual local você se hospedará?
    Aqui é o momento de apresentar a reserva do hotel e/ou a carta de convite;
  • Quem é o indivíduo que lhe oferecerá hospedagem? Como vocês se conheceram? Ela vive de forma legal no Reino Unido? Se necessário, posso realizar uma ligação para ela?
    Basta responder de forma tranquila e honesta, as indagações;
  • Quanto em dinheiro você possui?
    Diga o valor e mostre-se propenso a mostrar a quantia;
  • Você possui cartão de crédito?
    Diga que sim e mostre, sanando assim a dúvida do interlocutor da imigração;
  • Qual sua ocupação no Brasil?
    Informe a imigração sobe seu cargo e mostre documento comprobatório de que você possui vínculo empregatício no Brasil.

Pode ocorrer de as perguntas serem outras, e até mesmo de ao menos, questionarem qualquer coisa. Independentemente disto, é importante estar bem preparado (a), não é mesmo? 

A título de curiosidade, há um livro do gênero romance, chamado Refusal Shoes, cujo protagonista é um funcionário da imigração.  Embora ficção, a obra escrita pelo inglês Tony Saint aborda a questão e chama a atenção a detalhes que, posteriormente o autor confessou se tratar de fatos reais. 

Um deles é a questão das vestimentas. Se a roupa que usa não combina com o que mencionar acerca de si mesmo ou sua vida, ou ainda esteja em desacordo com o a razão da sua viagem, você poderá ser barrado. Apesar de ser algo subjetivo, fica aqui a dica.

Que tal curtir nossa página no Facebook para receber as novidades em primeira mão sobre nosso portal? Não perca tempo, curta agora mesmo e tenha conteúdo relevante e exclusivo sobre turismo no Reino Unido.  
 

Transferwise