Parlamento aprova emenda que pode adiar o Brexit

Manchester – Os MPs aprovaram hoje (19/10) na house of commons uma emenda que obriga o governo britânico a procurar uma extensão do prazo para o Brexit, caso o acordo feito pelo primeiro-ministro Boris Johnson não seja aprovado. A data prevista para o Brexit está marcada para o dia 31 de outubro.

É a primeira vez em 37 anos que os parlamentares se reunem no sábado, o objetivo foi o de decidir sobre o novo acordo conseguido de última hora pelo premiê com a União Europeia. Por 322 a 306, o parlamento aprovou a emenda apresentada pelo ex-legislador do Partido Conservador Oliver Letwin, que determina que o Brexit só poderá acontecer quando alguma lei sobre isso for aprovada pelo legislativo.

Como não há tempo hábil para que sejam debatidas estas regras, isso obriga Johnson a pedir o adiamento do prazo para a Comissão Europeia. Porém, logo após declarado o resultado, Johnson afirmou que não vai pedir um novo adiamento para a União Europeia. “Não negociarei um atraso com a UE e a lei não me obriga a fazê-lo”, disse ele.

“Na próxima semana, o governo introduzirá a legislação necessária para deixarmos a UE com nosso novo acordo em 31 de outubro e espero que nossos colegas e amigos europeus não sejam atraídos, como a oposição, por um atraso ”, acrescentou Johnson.

Transferwise