Emprego no Reino Unido: onde procurar?

Morar fora do país é o sonho de muitas pessoas que buscam novas experiências. O Reino Unido pode ser considerado um dos destinos mais procurados por brasileiros que sonham em viver em terras estrangeiras. Em nosso site, a gente te ajuda a descobrir como é morar no UK e o que levar junto com as malas, além de dicas sobre como permanecer em terras europeias.

Hoje, vamos falar sobre os empregos no Reino Unido. Se você tem dúvidas de como conseguir trabalhar em um local onde você é estrangeiro, ou sobre as facilidades e dificuldades de arrumar uma ocupação no Velho Continente, se atente as dicas de hoje.

Por onde começar?

As primeiras perguntas referentes ao emprego no Reino Unido são: vou conseguir trabalhar assim que eu chegar? Quanto eu vou ganhar? Vai ser suficiente para me manter? Onde procurar um emprego no Reino Unido?

As respostas podem variar, mas a boa notícia é que existe sim empregos para brasileiros por aqui. O valor do salário vai depender de fatores como: experiência, nível de inglês, escolaridade e qualificação profissional, o que acontece em todos outros lugares. O mais importante é não ter medo de se aventurar em uma nova ocupação e estar disposto a aprender.

No início, os serviços disponíveis para estrangeiros geralmente estão em áreas que não exigem muitas qualificações profissionais. Por isso, muitos brasileiros começam a trabalhar com hotelaria, turismo, gastronomia, mesmo que essas não sejam propriamente as áreas de formação. No entanto, essas primeiras tarefas são para fase de adaptação, depois de um tempo morando por aqui, você pode conseguir trabalhar em sua área e ganhar mais.

Para as pessoas que buscam por ocupações em território inglês uma dica é consultar a Lista de Ocupação de Escassez Nacional divulgada pelo governo do Reino Unido, nela são detalhadas as profissões que estão em alta demanda, ou não.

Onde procurar por emprego no Reino Unido?

Os sites TNT Jobs e GumTree são uns dos classificados mais populares e que podem ajudar a encontrar o seu primeiro trabalho. Outra opção é o Jobmatch do governo do Reino Unido. Depois de se registrar no site, você pode salvar pesquisas de emprego anteriores, receber alertas por e-mail, permitir o upload do seu currículo, dentre outras atividades.

Uma outra ferramenta útil é o LinkedIn, crie um bom currículo e aproveite a plataforma para aumentar sua rede de conhecidos e buscar por um emprego. Prepare o currículo de acordo com as  exigências do mercado de trabalho inglês. Coloque informações como habilidades, formação acadêmica, algumas experiências anteriores e objetivos profissionais. Além disso, é importante fazer uma carta de motivação, chamada de “Cover Letter” com as razões para se candidatar ao cargo.

Explore outros meios

Além das pesquisas virtuais, caminhe pelas cidades e procure por pubs, danceterias, restaurantes que estejam ofertando vagas. Geralmente, os estabelecimentos utilizam placas com os dizeres “staff wanted”, no português seria o “precisa-se de funcionários”.

Uma outra maneira de procurar emprego é lendo os classificados de jornais. O The Guardian é um bom exemplo, inclusive você pode acessar o bancos de dados de emprego on-line.

Uma ajuda que pode ser muito bem-vinda é conversar com brasileiros que moram ou já residiram no Reino Unido. Existem vagas que não são anunciadas e ter contatos profissionais pode ajudá-lo a descobrir possíveis ocupações. Participe de grupos no Facebook para encontrar comunidades de brasileiros que vivem no Reino Unido. Nos grupos, além de conhecer várias pessoas você tem a oportunidade de tirar dúvidas, conseguir indicações ou ficar sabendo de vagas de emprego. O chamado “boca a boca”, vale também para ser usado com os ingleses. Afinal, quanto mais pessoas você mantiver contato, maiores as chances de conseguir uma indicação.

Jornada de trabalho

No Reino Unido, o salário é calculado por hora, os valores variam de acordo com sua idade e se você é um aprendiz. Na Inglaterra, de abril de 2019 a março de 2020, se você for um aprendiz, o valor da hora de trabalho é de  £3.90. Menores de 18 anos recebem  £4.35; 18 a 20 anos  £6.15; de 21 a 24 anos £7.70 e  para quem tem mais de 25 anos o valor da hora é de £8.21. No site do governo é possível encontrar detalhadamente os valores exatos e ele é atualizado a cada ano.

O horário usual do expediente é de 9h às 17h, e os trabalhadores adultos não podem trabalhar mais que 48 horas semanais em média. O que muitas vezes acontece e é permitido é o empregado cumprir mais horas em certas semanas, e menos em outras. Desde que exista uma média semanal de 48h ao longo das 17 semanas utilizadas como referência de cálculo. E menores de 18 anos, podem trabalhar no máximo 40 horas semanais ou 8 horas diárias.

Vistos para trabalhar no Reino Unido

Para que você seja um imigrante legal e consiga arrumar um emprego sem complicações no o Reino Unido é preciso ter em mãos um dos vistos listados abaixo:  

  • Tier 1 - Os estrangeiros que querem investir no país, fazem esse documento. Para isso, é preciso comprovar investimentos de cerca de £1.000.000 (um milhão de libras) no Reino Unido. Se for empresário, o investimento cai para £200.000 para gerenciar o seu negócio.
  • Tier 2 - Esse visto é concedido quando existe uma ofertas de emprego na Inglaterra. Para você solicitar o documento é necessário ter em mãos uma carta oficial da empresa inglesa que vai oferecer o trabalho, a chamada “Certificate of Sponsor” (COS).
  • Tier 3 - Nesse caso, quem consegue esse visto geralmente são os estudantes do ensino superior. Ele te dá a permissão de trabalhar por meio período, cerca de 10 a 20 horas semanais. Nos períodos de férias, é possível trabalhar de forma integral.
  • Tier 5 - O documento tem duração de um a dois anos e é expedido para trabalhadores temporários.

Aqueles que possuem cidadania de algum país da união europeia tem a vida facilitada, pois não precisam de visto para trabalhar no Reino Unido.

Ainda tem alguma dúvida de onde e como procurar emprego no Reino Unido? Faça um comentário. Já trabalha em terras inglesas? Deixe o seu relato sobre a sua experiência.

Transferwise