Principais diferenças culturais entre brasileiros e britânicos

A decisão de morar em outro país é um momento de dúvidas em como lidar com diversas alterações cotidianas: mudanças climática, uma outra língua e tantos outros costumes. Pela extensão do Brasil, existem diferenças culturais até mesmo entre as quatro regiões, mas mesmo depois das discussões para saber se é “biscoito ou bolacha”, os concidadãos sempre dão uma trégua para celebrar os costumes únicos do Brasil. Esses hábitos brasileiros tendem a se diferenciar e muito do cotidiano dos conterrâneos da rainha. Aproveite a leitura de hoje para descobrir as principais diferenças culturais entre brasileiros e britânicos.

Pontualidade

A gente começa a falar sobre o horário britânico, mas não sobre a diferença do fuso horário. O horário britânico é exatamente aquilo que foi marcado. Ou seja, mantenha a pontualidade. É quase unânime que brasileiros são atrasados. Aquele evento marcado para as 19h, provavelmente só começa depois das 19h30 em terras tropicais. Mas em solo britânico, uma volta do ponteiro conta. Atrasos acontecem e eles sabem. No entanto, é melhor avisá-los de uma possível demora. Acredite, encontros deixam de acontecer por 10 minutos de espera.

Café da manhã

Definitivamente, o tradicional café da manhã brasileiro não será o servido na mesa dos britânicos. Pão francês, frios como presunto e muçarela, café e leite são substituídos por bacon, linguiça, tomate, cogumelos e feijão. O famoso “full English breakfast” é uma das refeições mais populares da culinária inglesa e diferencia-se e muito do café brasileiro.

A cordialidade dentro de um pub

Você chega em um pub, não importa o dia e te pagam uma cerveja. A primeira impressão que se tem é: “por isso, que os pubs estão sempre cheios”. Talvez seja um dos motivos, mas não se engane. Se encheram seu copo, você também vai precisar encher o copo de alguém. Ah, quando o assunto são os pubs, é importante reforçar que eles fecham cedo, pelo menos comparado ao Brasil. Às 23h, no máximo 00h, esses locais já encerraram as atividades.

Saudações

Um aperto de mão é mais do que suficiente para um cumprimento entre os britânicos. Os dois ou três beijos no rosto, costume muito usual entre os brasileiros, não faz parte dos hábitos por aqui. Os mais novos, até são mais liberais e concedem abraços nos encontros. Mas de qualquer forma, os brasileiros sempre se adaptam aos tradicionais apertos de mão.

Transporte público

A gente já comentou sobre o quão eficiente é o transporte público em todo o Reino Unido. Os metrôs e os ônibus voltam a ser assunto para falar sobre alguns costumes dos usuários. Por aqui, o que predomina no transporte público são britânicos ocupados com afazeres, do tipo leitura de jornais, livros ou simplesmente verificando o celular. Quando, por ventura, acontece uma troca de olhares é visível o constrangimento. Inclusive, essa timidez britânica é até considerada fofinha pela maioria dos imigrantes.

Os ingleses dirigem pela esquerda

No Brasil, o trânsito é concentrado na via direita. E quando, por algum motivo, se usa a pista da esquerda, logo vem à mente: “estamos em mão inglesa”. O fato dos britânicos dirigem pela esquerda, está ligado à era medieval. Na época, a circulação a cavalo era feita pela esquerda para deixar a mão direita livre para que os cavaleiros pudessem manusear a espada com a mão direita. No início é meio difícil se acostumar, mas depois a adaptação surge. Já foi cogitado usar o lado direito, mesmo lado usado no restante da Europa, mas a mudança é inviável. Além do preço ser muito alto, a reeducação dos motoristas seria outro processo dificultador e sem reais necessidades.

Carros nas ruas

O Trânsito por aqui guarda outras curiosidades. Por exemplo, muitas das ruas são de duas mãos, mas só tem espaço para um carro. Talvez isso só não seja um complicador, porque os britânicos preferem sair a pé do que dirigir. Mas isso não significa que eles não tenham carros luxuosos, e por mais caros que sejam os automóveis, eles ficam estacionados na rua. Sim, mesmo os donos de Mercedes, Ferraris, BMWs não têm garagem em casa. Isso é uma realidade, que assusta um pouco dos brasileiros.

Feriados

O Brasil comemora em média 11 feriados nacionais, mas como existem os feriados estaduais e municipais, as folgas podem se estender para até 15 dias anuais. No Reino Unido são apenas oito. E eles têm algumas diferenças. Por exemplo, se o feriado cair em um fim de semana, a lei britânica permite que as comemorações passem para o dia útil mais próximo do fim de semana. A medida é para que sejam evitadas as famosas pontes, tão recorrentes no Brasil.

Higiene

Os ingleses não jogam o papel higiênico no cesto de lixo. Eles utilizam o próprio vaso para o descarte do material e estranham muito quando são questionados sobre esse hábito. Na verdade, eles veem esse costume brasileiro de usar cestos nos banheiros para descarte de papel um tanto redundante.

Clima

O clima britânico segue ordens contrárias do Brasil. O motivo é simples a Europa está localizada no Hemisfério Norte e o Brasil no Hemisfério Sul. O inverno aqui é muito rigoroso comparado ao do Brasil e o calor não passa nem perto do clima tropical. Quando os termômetros marcam mais do que 30 graus muita gente passa mal. Mas um fato curioso sobre o clima, é que certamente os britânicos vão começar ou terminar uma conversa falando sobre as temperaturas do dia. Talvez motivados pelas mudanças climáticas de um só dia. Enfim, vai ser habitual que você tenha esse tipo de diálogo.

A lista das diferenças culturais é enorme. Sempre vão ter alguns hábitos ou assuntos que causam uma certa estranheza, mas sempre adaptáveis. Conte para nós quais são as diferenças culturais entre brasileiros e britânicos que mais te chamaram atenção. Use os comentários também para tirar suas dúvidas sobre as diferenças culturais entre os britânicos e brasileiros.

Transferwise