Creche e Educação Infantil no Reino Unido: como funciona?

Oferecer às crianças uma boa educação é um desejo de todas as famílias. E pode ser esse também, o motivo de estar investindo em mudança para a Terra da Rainha. Mas como funciona a creche e a educação infantil no Reino Unido? É possível encontrar boas instituições públicas? Conseguir vagas em escolas e creches é difícil? Todas essas respostas estão em nosso texto de hoje. Acompanhe e saiba mais sobre a Educação Infantil e as Creches no Reino Unido.

Crianças menores de 3 anos

Diferente do Brasil, a licença maternidade pode chegar até um ano no Reino Unido. Após o primeiro ano completo da criança, se a mãe optar por voltar ao trabalho tem algumas opções para deixar o bebê.

Uma das opções são instituições particulares, que cuidam dos bebês até a idade pré-escolar. As chamadas nurseries são opções ideais para os pais que trabalham em período integral, geralmente elas ficam abertas o ano todo, com longas horas diárias. Porém, o custo é alto, o valor pode variar entre £700 a £1,200 para o período full-time (tempo integral) e um pouco menos para o part-time (meio período). Você pode conferir a avaliação/nota delas neste site.

Outra opção são as escolinhas particulares que aceitam desde bebês até crianças em idade pré-escolar. Normalmente, as Pre-school ficam abertas durante as 39 semanas anuais escolares. Esses espaços funcionam de 9h às 12h ou das 12h às 15h e o custo é em média de £6 a hora.

Por fim, existe também as cuidadoras que recebem o seu filho na casa delas. Por aqui, elas são chamadas de Childminders, profissionais registradas pelo Ofsted, departamento inglês responsável por definir padrões de qualidade educacional no país. O valor cobrado varia muito da região e do próprio profissional e suas qualificações.

O site da prefeitura de manchester possui uma lista de creches, babás, childminders e muito mais.

Educação gratuita para crianças de 3 a 4 anos

No Reino Unido, as crianças de 3 a 4 anos possuem direito a creche gratuita. No entanto, com o horário um pouco reduzido. São 15 horas por semana, durante aproximadamente nove meses, mais especificamente por 38 semanas anuais. O sistema permite também que a criança seja levada por menos horas e durante mais semanas, desde que o tempo não ultrapasse 570 horas gratuitas por ano. Essas horas são voltadas para todas as crianças, independente da condição financeira da família.

É possível conseguir lugares para essas 15 horas semanais em qualquer creche particular, porém, há uma lista de reservas. Então dê o nome da criança o quanto antes. Alguns leitores entraram na fila entre 6 meses e 1 ano antes do início das sessões.

Caso os pais das crianças estejam empregados e ganhando, cada um, o salário mínimo nacional, podem solicitar 30 horas de creche gratuitas. Atualmente, o salário mínimo é de £7.83/hora se você tiver mais de 25 anos. O governo da Inglaterra disponibiliza outras informações neste endereço. E no site da prefeitura de manchester você consegue ver informações sobre as horas gratuitas neste link.

Dica de ouro: Há alguma escolas primárias que disponibilizam lugares gratuitos à partir de 3 anos de idade. Um casal que acompanha o site encontrou vagas para começar às 9h e sair às 15h30. As refeições são pagas separadamente, mas o valor é baixo. Há também clubes pagos antes e depois da escola, para quem precisa deixar a criança mais cedo ou pegá-la mais tarde.

Crianças 5 a 7 anos de idade

Na Inglaterra, todas as crianças entre 5 e 16 anos têm garantida uma vaga gratuita em um escola estadual. Para crianças de 5 a 7 anos de idade o período escolar é conhecido como Key Stage. O níveis conhecidos como Year 1 e 2, podem ser comparados com o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental no Brasil. O ensino é público, sem custos para os pais.

Crianças 7 a 11 anos de idade

A partir dos 7 anos as crianças vão para o Year 3, 4, 5 e 6. Como se fossem a partir do terceiro até o sexto ano do Ensino Fundamental brasileiro. A partir do year 6, as crianças são submetidas a exames de matemática, inglês e ciências.

Ano letivo

O início das aulas por aqui é no mês de setembro. E as diferenças não param apenas nas datas do ano letivo. No Reino Unido, não existe reprovação. Aqui, o sistema de ensino é por idade, ou seja, os alunos são aprovados automaticamente. No Brasil, já foram feitas propostas semelhantes a esse ensino, mas foi recriminada e descartada.

Mesmo não tendo reprovações, as instituições fazem avaliações com os alunos. As provas, no entanto, são iguais em todas as escolas da ilha. Nas escolas estaduais, as avaliações são feitas no Ano 2 e no Ano 6.

E após o final de cada período de verão, a escola vai emitir um relatório - assessments - sobre o progresso do aluno. Além disso, os responsáveis pela escola vão solicitar a presença dos pais para uma conversa em relação ao desenvolvimento da criança.

Agora que você já sabe como a educação infantil e as creches funcionam já pode candidatar o seu filho em uma das várias instituições do Reino Unido. Por aqui, você consegue encontrar escolas mais próximas a sua casa e as notas de cada uma delas. Preste atenção nisso, pois um bom futuro para o seu filho pode começar a se desenhar escolhendo uma boa escola. A nota 1 (Outstanding) é se refere as melhores na lista.

Por exemplo:

Escola com boa avaliação

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o nosso artigo com seus amigos e grupos e siga nossa página no Facebook para encontrar várias outras. Até breve!

Transferwise