Como imigrar legalmente para o Reino Unido

Você já se perguntou como imigrar legalmente para o Reino Unido?

O desejo de morar fora certamente ronda ou habita o coração de muitos brasileiros. Seja um sonho de infância, motivado por alguma memória afetiva por filmes e imagens, seja por questões econômicas e profissionais. O fato é que a Inglaterra se configura num dos destinos preferidos.

Como sabemos, não basta apenas fazer as malas e partir numa aventura rumo ao desconhecido, por mais aventureiro (a) que você seja. Imigrar legalmente para o Reino Unido é a chave do sucesso, para que o estrangeiro não encontre problemas durante sua estadia na terra da Rainha Elizabeth. 

O que é preciso fazer para viver na Inglaterra sem infringir as leis vigentes no que diz respeito aos estrangeiros que adentram ao conglomerado de ilhas? Como imigrar legalmente para o Reino Unido e desfrutar dos direitos e deveres assim como os ingleses?

Te contamos a seguir, acompanhe este post! 

Imigrar legalmente para o Reino Unido: visto de residência ou um passaporte

Quando falamos em Reino Unido, estamos nos referindo às ilhas ao redor da Grã-Bretanha (que é a maior das ilhas, aliás), formado por países como Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Melhor qualidade de vida e elevado índice de emprego, são fatores que certamente atraem cada vez mais brasileiros em busca de evolução financeira.

Se você está em busca desta melhoria de vida aperfeiçoamento profissional/pessoal, é preciso levar em conta algumas questões burocráticas para imigrar legalmente para o Reino Unido, como por exemplo o visto de residência ou o passaporte.

A adoção de um ou outro documento irá depender do fato se se fixar residência e/ou apenas passar uma temporada como turista.

Em qual situação se enquadra o seu caso?

Vamos ver algumas das possibilidades do brasileiro imigrar de forma legal para o Reino Unido:

Dupla Nacionalidade 

Esse é o jeito mais fácil de entrar no Reino Unido para morar ou trabalhar. A maioria dos brasileiros são descendentes de Europeu e boa parte, principalmente os de origem italiana, tem direito a cidadania europeia. Os cidadãos brasileiros com dupla nacionalidade, com uma delas sendo de um dos países que fazem parte da União Europeia ou que tem acordo com ela, podem morar no Reino Unido por um período indeterminado. Eles também podem levar seus familiares próximos consigo. Nesta página do governo britânico é possível ter mais detalhes sobre esta categoria, não é necessário qualquer visto.

Visto de turista 

Este documento irá garantir a permanência legal no Reino Unido, no período de até 6 meses. Se o tempo de validade deste visto for concedida por tempo inferior aos 6 meses, é possível solicitar a renovação e estender o período. 

Tudo irá depender se o imigrante cumpriu os requisitos legais exigidos pela lei local. Um fator importante no que diz respeito ao visto de turista é que o visitante não poderá trabalhar.

Visto de estudante 

Outra forma de adentrar ao território bretão de forma legal é por meio do visto de estudante. Dentre os diferentes tipos de vistos que se enquadram nesta categoria, temos o student visitor visa, uma espécie de visto para estudante visitante.

Ele pode ser obtido tanto no Brasil, antes de partir, ou na chegada ao Reino Unido. Ao obter este visto no Brasil, o estudante pode ficar até 11 meses na Inglaterra.  Há ainda a opção pelo visto tier 4, para pessoas que já possuem um nível mais elevado do estudo da língua inglesa. 

Neste caso, o estudante não vem para estudar o idioma inglês, mas para se graduar ou fazer uma pós-graduação. No tier 4, é permitido que se trabalhe até 20 horas por semana. 

Visto de emprego

No caso de você possuir uma qualificação no Brasil e ter alguma empresa do Reino Unido interessada em lhe contratar, é possível então pleitear o visto de emprego. O tempo de permanência permitida, neste caso, vai variar do tipo de empresa e função.

Sendo assim, de acordo com o nível do visto, o tempo vai de 6 meses até 10 anos, por exemplo. 

Imigrar legalmente para o Reino Unido: como obter os vistos?

O passo inicial para este procedimento se dará via on-line. Para tanto, acesse o site da Imigração Britânica e siga o passo a passo encontrado neste link

Para facilitar o processo, siga as instruções a seguir:

  1. Localize o botão verde Start Now  e dê um clique:
  2. Escolha o tipo de passaporte que possui (no caso, Brazil);
  3. Marque o campo que se refere aos motivos da ida ao Reino Unido:
    (  ) Trabalho, visita acadêmica ou empresarial
    (  ) Estudos
    (  ) Turismo e visitas a amigos e familiares
    (  ) Trânsito (quando o seu voo faz escala no país)
    (  ) Longa estadia como casal ou familiar (quando a outra pessoa já possui o visto)
    (  ) Casamento ou união civil
    (  ) Visita ao filho na instituição de ensino
    (  ) Tratamento médico privado
    (  ) Negócios diplomáticos ou governamentais (incluindo o trânsito)
  4. Defina o tempo aproximado de permanência ( menos de 6 meses ou mais de 6 meses);
  5. Clique em “Next Step”;
  6. Surgirá na tela quais os documentos serão necessários para cada tipo de visto;
  7. Será necessário traduzir e autenticar os documentos solicitados para o visto. As explicações para este procedimento você encontra clicando aqui.

Trabalhar x Estudar 

Como sabemos, o visto de trabalho e de estudo diferem, e isto ocorre também na questão da documentação necessária.

Se você for estudar no Reino Unido e quer fazê-lo legalmente, é importante solicitar o visto 3 meses antes do início do curso. 

Alguns documentos básicos para pleitear o visto são:

  • Passaporte dentro da validade
  • Seguro de saúde;
  • Foto;
  • Comprovante de matrícula paga na instituição;
  • Carta de aceite;
  • Comprovativo de renda com pelo menos 945£;
  • Atestado médico certificando que o imigrante não tem tuberculose.

Já para quem pretende trabalhar no país, além dos documentos acima, é importante agregar:

  • Comprovação de fluência em inglês;
  • Contrato de trabalho;
  • Justificativa de contratação/salários.

Os valores dos vistos se alternam, de acordo com o tipo. Para ter acesso a todos os tipos de vistos, tempo de permanência e valores, basta acessar este link.

Para o visto tier 5, poderão ser solicitados alguns documentos extras, cuja lista poderá ser acessada aqui

E agora, ficou mais fácil saber por qual via solicitar seu visto e imigrar legalmente para o Reino Unido, não é mesmo? Alguma dúvida ou experiência relacionada ao tema para compartilhar com a gente? Então escreva!

E curta nossa página no Facebook para saber as mais recentes novidades e ter dicas exclusivas para que sua experiência no Reino Unido seja a melhor! 
 

Transferwise