Aprenda italiano durante as férias na Itália

“Ciao, come stanno? Spero tu stia andando bene!” Parece interessante dar continuidade a essa conversa, não é mesmo? Falar italiano é um desejo comum nos brasileiros, em especial para aqueles que sabem da importância de aprender um novo idioma. E os motivos para aprender uma nova língua são muitos. Um dos principais é enriquecer o currículo, podendo disputar boas posições no mercado ou encontrar novas alternativas profissionais.

Aprender outro idioma também é uma oportunidade de ampliar o seu repertório cultural. Além disso, para aqueles que sonham em fazer uma viagem internacional, saber a língua nativa é garantia de autonomia. Sendo assim, por que não unir aprendizado e viagem?  Pensando nisso, o nosso assunto de hoje é sobre como aprender italiano durante as férias no “país da bota”.

Língua oficial de 6 países

Além de ser o idioma oficial da Itália, outros cinco países também têm o italiano como a língua mãe: Croácia, Eslovênia, San Marino, Suíça e Vaticano. O italiano é também o terceiro idioma mais falado na União Europeia. Cerca de 13% da população da UE usam o italiano como língua materna. E outros 14 milhões de cidadãos (3%), da UE têm o italiano como segunda língua.

Aprendendo o idioma

Ao se matricular em uma escola de italiano, você poderá passar por níveis de proficiência para um teste do seu idioma. Os níveis são os seguintes:

Nível C2: Domínio pleno (fluência).

  • Nível A1: Iniciante;
  • Nível A2: Básico;
  • Nível B1: Intermediário;
  • Nível B2: Independente;
  • Nível C1: Proficiência;

Na Itália, você poderá fazer alguns cursos gratuitos de italiano. Para isso, vá até um centro de integração cultural e informe-se sobre horários, documentos e outros requisitos importantes para começar o curso. Obviamente näo gastar para aprender é um grande benefício, porém esses cursos são mais indicados para quem está começando a aprender o idioma. Isso porque, os centros de integração recebem várias pessoas de diferentes localidades e com diferentes habilidades da língua, o que faz com que o ensino seja um pouco mais lento.

Outra opção são os cursos pagos, voltados para aqueles que estão dispostos a investir no aprendizado. Existem várias ofertas de aulas de italiano pagas. Faça uma pesquisa e encontre a opção  mais próxima do seu perfil. Por exemplo, algumas escolas oferecem modalidade extensivas e intensivas, outras oferecem cursos combinados com atividades culturais.

Algumas instituições oferecem um pacote completo. Além do curso, as escolas têm disponível hospedagem o que é sem dúvidas um facilitador. Nos fins de semana, são feitas excursões para várias cidades italianas e no tempo livre são oferecidas várias atividades culturais para o intercambista. Aqui temos um exemplo dessas instituições que oferecem todos os serviços durante sua ida à Itália.  

Não é necessário esperar chegar a Itália para comprar o curso, inclusive é até melhor você já vir sabendo onde e como será suas aulas. Faça uma pesquisa entre as várias escolas de intercâmbios do país e escolha a que vai atender todos os seus requisitos, incluindo o valor financeiro.

Férias na Itália

Florença, Milão e Roma geralmente são as cidades que mais oferecem cursos de italiano. Em qualquer uma delas, você vai encontrar várias opções de lazer. Uma dica legal é explorar os locais públicos dessas localidades. Uma vez que você vai ter contato com outras pessoas, esta é uma excelente chance de você praticar o que aprendeu na sala de aula com os nativos. Outra dica legal é sair com os alunos da sua turma, assim além de trocar experiências e conhecer outras culturas, um pode ajudar o outro.

Ao escolher sua hospedagem, algumas escolas já incluem no pacote, opte por ficar em casa de famílias italianas. Assim, os seus primeiros contatos no país será com a língua materna. Há a opção também de escolher residências estudantis, mas esse contato com o italiano, muito possivelmente será reduzido. Isso porque, nem sempre os moradores serão do país.

Espero que as nossas dicas tenham esclarecido como aprender italiano durante as férias na Itália. Conte para gente nos comentários e curta nossa página no Facebook para novas conversas! “Ci vediamo, amico mio!!”

Transferwise