O que é o ETIAS e como solicitar o visto de turismo para a Europa?

Se está em seus planos viajar para o continente europeu, a partir de 2020, você já deve saber que estão previstas mudanças para o processo de se conseguir o visto. Caso essas alterações sejam uma novidade para você, este artigo é essencial para a sua viagem. No texto abaixo, vamos abordar os principais tópicos a respeito do projeto ETIAS. Vem com a gente entender esse novo processo para ir para a Europa.

Sobre o ETIAS

ETIAS é um Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. O programa é eletrônico e foi criado pela Comissão Europeia para aumentar e melhorar a segurança das fronteiras de 26 países. As nações que fazem parte desse projeto são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

A Comissão Europeia criou esse visto depois da série de ataques terroristas em várias partes da Europa e também como medida de prevenção contra ilegalidades durante o processo de imigração. Além do Brasil, outros 61 países também terão que mostrar esse visto para entrar no chamado “Espaço Schengen”. Essa área foi delimitada após o acordo firmado entre as nações europeias a respeito da política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas nos países participantes.

Onde fazer o ETIAS?

O documento não exige uma grande burocracia para ser expedido. O solicitante vai precisar ter um passaporte para pedir o documento e também preencher alguns dados.

O novo visto europeu será feito em sua totalidade online e terá uma duração de três anos ou até a data de validez do seu passaporte. No formulário você vai colocar dados pessoais, como: nome, sobrenome, país de nascimento, data e local de nascimento, telefone de contato, endereço e e-mail. Será pedido também os países que você pretende visitar. Preenchida essas informações, você deve responder um questionário com perguntas de saúde e de segurança. Além de pagar uma taxa de processamento de 7 euros. Para pessoas menores de 18 anos ou maiores de 70 a expedição será gratuita. Lembrando que para os menores de 18 anos, o documento deverá ser solicitado pelo responsável.

Depois de tudo preenchido, o sistema vai checar suas informações com dados de segurança da União Europeia. Caso você esteja com tudo regularizado e seus dados mostrem que você não oferece ameaças durante sua visita, o visto será expedido automaticamente. Em casos de revisões adicionais serem necessárias, o processo pode demorar um pouco mais.

Validade do ETIAS

O passaporte é válido para viagens de até 90 dias, durante esse tempo, os turistas não podem trabalhar, mas podem participar de atividades ligadas ao turismo. Vale reforçar que ter o ETIAS não é garantia de que você vai conseguir ter direito a estadia, mas é certo que sem ele você não vai conseguir entrar. O visto será pedido antes do seu embarque e no momento que você chegar a um país do Espaço Schengen, para a aprovação final da sua entrada.

Caso você precise ficar mais que 90 dias na Europa, será necessário uma solicitação de outros vistos. Você vai precisar apresentar o motivo da sua estadia, se é para turismo, estudos ou trabalho e residência.

É isso! A partir de 2020, acrescente na sua lista de viagens o ETIAS. Não há motivos para se preocupar com o documento, mas é indispensável tê-los nas mãos para conseguir viajar pela Europa. Quer saber mais sobre viagens para o Reino Unido e todo o continente europeu? Confira as nossas atualizações pelo Facebook.

Transferwise