Grande Manchester: conheça as cidades da região metropolitana

Manchester é a segunda cidade mais visitada da Inglaterra, só não recebe mais turistas do que Londres. O município faz parte de uma área muito movimentada, conhecida como “Greater Manchester”. Esta delimitação de área foi criada durante os anos 70, mais precisamente em 1974, quando o governo local criou a Grande Manchester. Desde então, a região que fica no noroeste da Inglaterra e tem aproximadamente 2.6 milhões de pessoas abriga oito distritos metropolitanos e duas cidades. Venha conhecer um pouco mais sobre Manchester em nosso texto de hoje!

Bolton Town Hall
Bolton Town Hall

Bolton

Se prepare para conhecer uma cidade com uma paisagem deslumbrante e atividades bem movimentadas. Bolton possui uma rica herança industrial, facilmente identificada. Uma das principais atrações é o “Smithills Hall”, a casa do século XIV faz parte das construções mais antigas da Inglaterra, e é aberta ao público. Além dos grandes salões, o local possui jardins de 48 hectares. Ah, as histórias de fantasmas também fazem parte do pacote.

Não são só os séculos passados que constroem grandes histórias por aqui.O calendário anual de eventos é movimentadíssimo.  Durante o “August Bank Holiday”, acontece o  Bolton Food and Drink Festival, que recebe cerca de 250 mil pessoas em cada edição. Também não é para menos, são mais de 200 barracas de comidas e bebidas em mercados especializados, além de feira de artesanato e música ao vivo.

Para os amantes de eventos esportivos, anote esse aí: Ironman UK Triathlon. Reserve fôlego para nadar, pedalar e correr. Mas se você não for atleta está tudo bem, as paisagens em volta do terreno da prova são lindas e você pode acompanhar tudo de pertinho.

A última indicação é o Bolton Steam Museum. No local, estão na ativa  25 dos velhos motores a vapor que faziam parte das fábricas de algodão. A maior coleção de motores de moinhos de vento do Reino Unido estão aqui.

Bury Parish Church and War Memorial
Bury Parish Church and War Memorial

Bury

 Por aqui, os destaques são em trio: gastronomia, arte e compras! Tudo classificado com excelência. Para fazer suas compras, pare no Bury Market. São cerca de 400 barracas comercializando vários e diferentes tipos de produtos: roupas, calçados, brinquedos, livros, artigos de decoração, utensílios domésticos e mais, acredite, muito mais! Ah, o local inclusive é uma ótima opção para pessoas que buscam produtos mais saudáveis, além de ser uma ótima opção para os vegetarianos que podem comprar produtos frescos como queijos, frutas e verduras.

Para aqueles que buscam por comidas prontas, aqui é o paraíso, sem exageros. Fica difícil listar todos os estabelecimentos que oferecem uma boa refeição. Mas vamos tentar: “Hearth of The Ram”. O ambiente é muito acolhedor. Você pode pedir um dos vários pratos do menu, acompanhados de vinho selecionado, ou se preferir uma cerveja de barril. Já o “The Eagle and Child” é um ótimo local para quem está procurando por alimentos orgânicos, a maioria dos ingredientes vêm da própria produção do estabelecimento. Para os apaixonados pela culinária espanhola, o “Levanter Fine Foods” tem um cardápio mais que especial. A autenticidade do sabor espanhol é marca registrada do restaurante.  É realmente difícil não cometer o pecado da gula em Bury. A cidade abriga a “Slattery in Whitefield” uma chocolataria artesanal muito conceituada. Enquanto espera pelo chá da tarde, você pode apreciar o trabalho dos confeiteiros desenvolvendo as encomendas do dia.

Para enriquecer o paladar cultural o Bury Art Museum & Sculpture Center é a opção certa. A casa é abrigo de exposições internacionais, além de uma série de atividades e eventos. Outra opção é Museu Fusilier, com várias galerias interativas. Inclusive, o local oferece várias atividades regulares para crianças. Se a intenção é  unir diferentes gerações para um passeio vá até a  East Lancashire Railway , o passeio é na ferrovia é mais um dos ótimos momentos que você pode desfrutar em Bury.

Centro da Cidade de Oldham
Centro da Cidade de Oldham

Oldham

Visite Oldham e encante-se com as paisagens do distrito. Para quem gosta de interagir com a natureza, o município oferece diversas opções. Quase 25% do local faz parte do Parque Nacional de Peak District, um cenário convidativo para passeios a pé, de bicicleta ou como você preferir. O Huddersfield Narrow Canal teve um papel fundamental na época da Revolução Industrial, agora faz parte dos atrativos para casais e famílias em Oldham. Uma segunda opção para os praticantes de atividades ao ar livre é o Dovestone Reservoir. O parque realmente agrada gregos e troianos. Desde a oportunidade de fazer piqueniques até escalar pedras, o espaço é bem acessível e oferece uma boa estrutura. Indicamos também o Centro de Educação Ambiental e Externa de Oldham. Entre as várias modalidades esportivas que podem ser realizadas destacamos: canoagem, caiaque, escalada, caminhada e várias outras.

Como a arte faz parte de toda a Grande Manchester, o Oldham Coliseum oferece ao longo do ano diferentes programas teatrais, ou seja, o espaço é abrigo para espetáculos do drama a comédia. A cidade também é a casa da Galeria Oldham, com várias exposições anuais e grandes obras de arte.

Na culinária, as opções são inspiradas na comida caseira britânica. Ah, para os amantes de uma boa bebida é impossível deixar de ir até “The Old Bell Inn”, que já foi detentor no Guiness Book pela maior quantidade de gin disponível em um só lugar. Para completar, há apenas meia hora de Manchester, é possível encontrar um paraíso das compras, o “Oldham Town Center”. O local possui várias lojas, um mercado tradicional e uma área de lazer gratuita.

Vista de Tameside com Manchester ao fundo
Vista de Tameside com Manchester ao fundo

Tameside

Durante a Revolução Industrial, Tameside concentrou várias produções: algodão, engenharia e mineração de carvão foram algumas delas. Hoje, o local que está no leste de Manchester, abriga museus e parques.

A histtória de Tameside nos últimos 200 anos é contada no “Portland Basin Museu”. O local recebe visitas constantes, especialmente de famílias. Se você estiver interessado em mais histórias, o Museu of the Manchester Regiment também é opção. Na instituição, é possível conferir a história de gerações de soldados do Regimento de Manchester, entre os anos 1758 e 1958.

Ainda é possível viver um pouco do que foi a Revolução Industrial no Park Bridge Heritage Center.  Visitando Tameside, não deixe de ir fazer suas compras em um dos mercados mais populares da região, o Ashton Market.

Millennium footbridge
Millennium footbridge

The Quays

Com o privilégio de ser o único da região da Grande Manchester à beira-mar, The Quays oferece muito entretenimento para os visitantes. As atrações são diversas, e os turistas podem escolher entre visitas aos museus ou fazerem atividades aquáticas.

Uma das grandes atrações é o serviço de balsa, Mersey Ferry que vai até Liverpool. Como são cinco horas de viagens, geralmente os turistas vão ou voltam de ônibus. Já o IWM North é uma ótima opção para conhecer galerias e exposições.

Stockport Town Hall
Stockport Town Hall

Stockport

Conheça Stockport, local único em vários quesitos. Para começar, somente aqui você encontra um teatro e cinema remanescentes dos anos 30. Construído em 1932, o Stockport Plaza foi construído em 1932 e hoje é abrigo para shows, peças de teatro e cinema. Outra alternativa para enriquecer o seu paladar cultural é a “Staircase House”, uma oportunidade de descobrir costumes das décadas de 15 a 20.

O primeiro parque nacional da Inglaterra, o Parque Etherow Country está situado em Stockport. Além disso, a cidade metropolitana abriga outras 14 reservas naturais, como “Abney Hall Park”, “Mersey Vale Nature” e  “Reddish Vale Country Park”.

Para compras, existe uma variedade de opções. Você pode ir até a rua do “Merseyway Shopping Centre” ou até as lojas do “Stockport Market Place”. Mas se você gosta de uma cerveja, ou quer presentear alguém passe no Robinsons Brewery e faça um tour pela cervejaria.

Salford Quays
Salford Quays

Salford

Escolha um dia para visitar Salford e prepare-se para querer voltar, outras e outras vezes. Os motivos para a visita são muitos, por exemplo, a culinária é conhecida e premiada mundialmente. São mais de 60 parques e bosques com visitação aberta. Além de fazer um mergulho cultural conhecendo importantes lugares na Revolução Industrial, como o “Worsley Village”.

Indo até Slaford, passe pela Working Class Movement Library, que reúne histórias de lutas dos trabalhadores e carrega o título de uma das bibliotecas mais incomuns do mundo. Ainda como entretenimento cultural, a indicação é o  The Lowry, que oferece programas de teatro, ópera, musicais, peças e vários outros programas para o lazer.

Old Trafford
Old Trafford

Trafford

Só realmente conhecendo Trafford para entender tantas atrações e belezas da cidade. Vou começar o convite para ir até a Chill Factore, a maior pista de patinação do Reino Unido, são 100 metros de comprimento e 180 metros de largura.

Para explorar um espaço verde e natural, a indicação é o “Sale Water Park”. Lugar muito procurado, especialmente no verão, por pessoas que praticam esportes aquáticos, o parque é um lugar recheado de lagos, bosques e locais de alimentação.

Para realizar as compras, um ida até o Intu Trafford Centre é suficiente para sair com as sacolas cheias, se as compras forem longas, o local oferece mais de 60 restaurantes. Não tem erro!

Rochdale Town Hall
Rochdale Town Hall

Rochdale

Situada no norte da Inglaterra, Rochdale é abrigo de uma linda paisagem. Para os esportistas, a cidade oferece condições para vela e remo, além de pistas de caminhadas e ciclovias.

Rochdale Pioneers Museum é uma chance de conhecer os primórdios do mercado a varejo. A comercialização de produtos básicos começou há 150 anos e você pode conferir tudo de pertinho. Já o Ellenroad Engine House abriga o maior motor a vapor usado na época da fiação e está aberto ao público para visitação.

Além de uma variedade em produtos populares, Rochdale é a cidade que o  conhecido, chefe de cozinha, Adrew Nutter prepara seus vários pratos famosos. O “Nutters Restaurant” fica situado em uma mansão construída no século XVIII.

Wigan Pier
Wigan Pier

Wigan

Wigan é um dos maiores distritos da Grande Manchester. Os traços de história passada são preservados até o dias atuais. A vida noturna por aqui é bem movimentada com vários pubs, clubes e restaurantes.

Um dos destinos certos de Wigan é o Haigh Woodland Park. O local oferece uma paisagem linda para piqueniques, antes de uma aventura por cordas altas, ou ainda uma trilha pelos longos espaços. Pode-se optar também por jogar uma partida de golfe, na verdade vai ser difícil jogar apenas uma, rs.

Para completar sua ida até Wigan, faça uma visita ao Trencherfield moinho motor. Com mais de um século de funcionamento, são mais de 2.500 cavalos alimentando a potente máquina. As visitas podem ser feitas aos domingos das 11h às 11h45 e das 13h às 13h45.

Agora que você já conhece um pouco sobre os belos espaços verdes, as histórias por trás de cada construção e a culinária  da região da Grande Manchester, agende sua visita e compartilhe em nosso grupo do facebook e do whatsapp como foram os passeios.

Transferwise