Como solicitar e fazer o teste rápido de COVID-19

Com o relaxamento das medidas de lockdown, o governo britânico decidiu disponibilizar testes rápidos gratuitos a todos os cidadãos para manter quaisquer surtos localizados sob controle. Neste artigo explicaremos como conseguir e efetuar o seu.

O que são os testes de fluxo lateral ou testes rápidos de COVID-19?

Os testes de fluxo lateral também chamados de testes rápidos de COVID-19, são feitos de maneira semelhante ao popular teste PCR, utilizando cotonetes na parte de trás da garganta e narinas.

A diferença entre eles é que não se faz obrigatório o envio do material coletado através dos testes rápidos para laboratórios especializados para obter seus resultados. Eles são realizados em casa e os resultados ficam disponíveis em apenas 30 minutos.

Estes testes só podem ser solicitados por pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas de Covid-19. Além disso, deve-se residir na Inglaterra e ter mais de 18 anos de idade.

Cada kit contém 7 testes e devem ser realizados duas vezes por semana com intervalo de 3 a 4 dias entre eles. Os kits são gratuitos e você não deve se esquecer de reportar seus resultados.

Caso o seu resultado seja positivo no teste rápido, isole-se imediatamente e solicite um teste PCR para confirmar o resultado.

Os testes foram destinados inicialmente aos trabalhadores de escolas (professores, diretores, trabalhadores de escolas e cuidadores de crianças em idade escolar, incluindo os pais) e alunos das escolas secundárias e de universidades. A razão era simples: controlar surtos localizados para que as escolas possam se manter abertas. Posteriormente, o governo decidiu disponibilizar os testes para todos os cidadãos na Inglaterra com o mesmo objetivo.

A caráter informativo, cerca de uma a cada 3 pessoas com Covid-19 não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico e posteriormente, o contato para que essa pessoa e seus contatos próximos se isolem o mais rápido possível. Existem diversas variantes de coronavírus circulando pelo mundo todo e é muito importante que todo e qualquer resultado de teste positivo seja relatado o mais rápido possível. Reportando seus resultados positivos, os laboratórios poderão fazer uma triagem mais detalhada e descobrir se a infecção foi causada pelo coronavírus que surgiu inicialmente na China ou por alguma variante que possa ser mais transmissível e resistente às vacinas já existentes.

Importante: não faça um teste rápido se você apresentar quaisquer sintomas de Covid. Caso desenvolva, isole-se rapidamente com todas as demais pessoas que vivem em sua casa e solicite um teste PCR. Se sua condição de saúde piorar rapidamente antes do resultado do teste PCR, não exite e procure ajuda médica imediatamente, seja ligando no número 111 para obter orientações ou indo ao hospital o mais rápido possível. Caso você não possa ir ao hospital por conta própria, entre em contato com o número 999 e solicite uma ambulância.

Como solicitar seu teste

Para obter o seu kit, dirija-se a uma farmácia ou a um local de testes mais próximo de sua casa (você pode pesquisar o local mais próximo de você no site do governo). Como alternativa para o caso de você não poder se deslocar para a retirada, solicite seu kit via website.

O kit será enviado para seu endereço via correios e chegará em no máximo 2 dias.

Como realizar o teste de fluxo lateral ou teste rápido

Antes de iniciar o passo a passo, verifique o conteúdo de seu kit. Cada um deles contém os seguintes itens:

  • Tiras de teste em embalagens lacradas;
  • Sachet contendo líquidos que devem ser misturados aos cotonetes após as coletas;
  • Tubos extratores;
  • Local próprio para posicionar os tubos;
  • Cotonetes em embalagens lacradas;
  • Plásticos destinados ao descarte de todos os itens após a realização dos testes;
  • Manual de instruções para a execução do teste.

Passo a passo

  • Antes de iniciar o procedimento de coleta, desinfete a área onde você vai realizar seu teste (mesas ou quaisquer superfícies etc);
  • Lave suas mãos com água morna e sabão durante 20 segundos ou utilize álcool gel. Esse processo é muito importante para evitar que seu kit seja contaminado. Enxugue suas mãos e prossiga;
  • Abra a embalagem contendo a tira do teste e a coloque numa superfície previamente desinfetada. Após sua abertura, realize o teste em no máximo 30 minutos;
  • Abra cuidadosamente o pequeno sachet contendo o líquido, coloque todo o conteúdo dentro do tubo extrator e feche. Coloque o mesmo tubo no local destinado ao seu posicionamento;
  • Assoe seu nariz cuidadosamente com um lenço, descarte-o, lave novamente suas mãos durante 20 segundos com água morna e sabão ou utilize álcool gel;
  • Em seguida, retire o cotonete e inicie a coleta do material. Primeiramente, comece pela região próxima das amígdalas e evite que o cotonete entre em contato com a bochecha, dentes ou língua. Faça movimentos circulares cuidadosa e suavemente 4 vezes de cada lado;
  • Após o processo, utilize o mesmo cotonete e introduza nas duas narinas. Faça movimentos circulares cuidadosa e suavemente 10 vezes em cada narina;
  • Logo após a coleta, introduza o cotonete no tubo extrator previamente pronto e faça movimentos circulares 15 vezes para que o conteúdo coletado de sua boca e narinas estejam bem misturados ao líquido do tubo;
  • Com o material previamente misturado, pingue duas gotas da mistura no local indicado na tira (contendo a letra S) tomando cuidado para pingar exatamente o líquido no local e não uma bolha de ar;
  • Logo após pingar as duas gotas na tira, coloque-a em um local previamente desinfetado e aguarde 30 minutos para obter seu resultado (não remova a tira do local antes dos 30 minutos);
  • Após o tempo de espera, se o resultado for positivo, duas linhas aparecerão na tira (uma na direção da letra C e outra na direção da letra T). Caso o resultado seja negativo, apenas a linha na letra C permanecerá.
  • Finalizado o exame, reporte o resultado e coloque todo o material do exame (a tira, o cotonete, o tubo extrator e o sachet) no plástico de descarte. Feche bem e descarte em lixo comum.

Quando o seu teste é inválido

O seu teste rápido de COVID-19 possui dois indicadores, um com a letra C e outro com a letra T, sendo a letra C, a tira denominada Control (controle). Já a letra T é denominada Test (Teste). Assim como em um teste de gravidez comum de farmácia, uma linha deve aparecer em direção da letra C segundos após o líquido entrar em contato com a tira. Caso uma linha apareça em direção da letra T, seu teste estará inválido e você deve realizar outro. Mesmo que seu teste tenha resultado inválido, não se esqueça de reportá-lo.

Reportando o resultado de seu teste

Para reportar o resultado de seu teste, você pode acessar o site do NHS ou ligar para o número 119 (destinado apenas a residentes na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte). Caso você resida na Escócia e precise reporter algum resultado, ligue para o número 0300 303 2713.

Na tira de seu teste consta um QR Code que pode ser escaneado caso você reporte o resultado via website e um número ID para ser utilizado tanto via website quanto telefone caso você não consiga escanear o QR Code.

Se seu resultado for positivo profissionais entrarão em contato com você através do programa Test and Trace (Teste e Rastreamento) solicitando seu isolamento e de todos que vivem com você. Obtendo informações sobre seus contatos, eles tentarão rastreá-los, solicitando que também se isolem e façam testes. Dessa forma, eles poderão evitar a disseminação do vírus.

Lembre-se: com o relaxamento do lockdown acontecendo gradualmente em todo o Reino Unido, não se esqueça de continuar se protegendo utilizando máscaras, lavando bem suas mãos com água e sabão ou utilizando álcool gel e mantendo o distanciamento social. E claro, isole-se e faça um teste o mais rápido possível sempre que apresentar quaisquer sintomas de Covid.

Transferwise