Saúde no Reino Unido: Como funciona o NHS

Se você está se mudando para a Inglaterra, é de extrema importância conhecer alguns detalhes que facilitarão bastante a experiência de viver no velho continente. Certamente neste sentido, compreender como funciona o sistema de saúde no Reino Unido contribuirá para que a permanência no país seja bem-sucedida.

Se no Brasil, por exemplo, temos o SUS (Sistema Único de Saúde), na terra bretã temos o NHS, sigla para National Health Service (Serviço Nacional de Saúde).

O NHS é gratuito, como acontece com o nosso SUS? E para estrangeiros, como funciona este sistema? A nossa publicação de hoje é sobre isso, acompanhe! 

Saúde no Reino Unido: o mais antigo sistema público de saúde do mundo

Considerado o sistema público de saúde mais antigo do mundo todo, na ativa desde 1948, o NHS funciona de forma gratuita para todos que vivem legalmente na Inglaterra, sendo apontado também como um dos mais completos.

Financiado principalmente pelos impostos, o serviço engloba dentre suas possibilidades de atendimento, desde consultas oftalmológicas, até questões que envolvam saúde dental e sexual. Além disso, dependendo do caso, é possível obter medicamentos gratuitos.

Mesmo estudantes com o visto Tier 4 General podem usufruir do sistema de saúde no Reino Unido, bem como turistas em situações emergenciais e acidentes, muito embora o NHS não supra as despesas posteriores como leito e medicamentos. 

Entendendo como funciona o NHS

O sistema de saúde no Reino Unido funciona da seguinte forma: em todos os bairros londrinos, por exemplo, há a presença do chamado GP, que significa General Practitioner Surgery. Trata-se de uma espécie de centro de saúde, o qual podemos comparar com a UPA e/ou AMA, presentes no Brasil.

O GP do bairro onde a pessoa está registrada faz uma espécie de triagem, antes mesmo de encaminhar o paciente até o médico e seguir os passos da etapa seguinte para o tratamento, consulta médica, etc. 

Você deve se perguntar agora: como faço para me registar no GP do bairro onde moro e/ou irei morar? O processo é bem simples. Basta reunir alguns documentos, como o passaporte com visto de permanência de pelo menos 6 meses e um comprovante de residência. 

Ao se dirigir ao GP mais próximo, deve-se solicitar o formulário de registro e preenchê-lo corretamente, com dados pessoais completos e informações acerca do respectivo histórico de saúde do imigrante.

Com o registro, o indivíduo passa a ter seu número de identificação de paciente e toma conhecimento do nome de sua farmácia local. Trata-se de um estabelecimento específico que quando necessário, você deverá retirar os medicamentos gratuitos, que porventura sejam receitados pelo seu médico. É importante frisar que não são todos os medicamentos que serão isentos de pagamento. 

Chegando na terra de Willian Shakespeare, não perca tempo, agilize os papéis e já se informe onde fica o GP local, afinal, com saúde não se brinca, e é sempre bom estar atento (a), pois não sabemos quando iremos precisar de cuidados médicos, não é mesmo?

Se eu ficar menos de 6 meses na Inglaterra, não tenho direito ao NHS?

A questão do tempo de permanência no país bretão suscita algumas dúvidas sobre ter, ou não, direito ao sistema de saúde local. Por exemplo, no caso de obter um visto com tempo inferior aos 6 meses solicitados, não é possível fazer o registro no NHS?

Tecnicamente, não. No entanto, em casos assim, o expatriado deverá contratar um seguro saúde, que via de regra, é uma exigência inclusive para a imigração.

Como marcar uma consulta no sistema de Saúde no Reino Unido?

Precisa se consultar com o médico? Ok. Antes é preciso agendar. Para marcar a consulta, você precisará pedir um appointment, ou seja, um compromisso de encontro, que pode ser solicitado tanto pessoalmente quanto por telefone. 

No caso de não ter ainda um registro, e precisar de atendimento médico com urgência, uma opção são as walk-in centres (clínicas gerais de emergência). Nestas clínicas o atendimento é feito por ordem de chegada e o agendamento não é necessário, porém, em algumas há cobrança pelo atendimento. 

Serviço 24 horas de apoio ao paciente

Uma das vantagens do NHS é o suporte 24 horas.  Por meio do telefone 111, caso necessite de ajuda, é possível contatar o suporte, sem custo de ligação, seja via telefone móvel ou fixo.

Além disso, todas as informações necessárias sobre o NHS podem ser obtidas pelo site www.nhs.uk. Por meio deste link, é possível colher informações precisas sobre todos os serviços oferecidos, dentistas, relação dos hospitais, e muito mais.

Quer consultar onde fica o GP mais próximo de sua residência e se registar no sistema público de saúde no Reino Unido? Acesse este link e digite seu código postal no campo determinado, para realizar sua busca em poucos instantes. 

Como funciona o plano de saúde dental?

O NHS possui parceria com algumas clínicas dentárias, o que minimiza o valor cobrado para este tipo de tratamento, ou seja, o plano de saúde dental não é gratuito, mas fica bem mais em conta com o sistema.

E quanto a questão da saúde sexual?

No Reino Unido, pílulas anticoncepcionais e demais métodos contraceptivos, bem como pílula do dia seguinte e teste de gravidez, são distribuídos de graça. 

O aborto também é legalizado, embora exista também restrição dependendo do caso e da situação. 

Informações úteis

Em caso de emergência e de consultório médico fechado, é possível ligar para os números 999 ou 112 e ser atendido por uma ambulância, mas somente em situações realmente graves.

No caso de não dominar o idioma inglês, é possível solicitar a ajuda de um intérprete. Basta comunicar o (a) recepcionista quando for agendar a consulta, informando seu idioma. Desta forma a consulta será muito mais eficaz e bem aproveitada. 

Em linhas gerais, o atendimento dos consultórios é de 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. E se você por algum motivo ficar insatisfeito (a) com o atendimento, poderá formalizar sua reclamação pelos seguintes canais:

  • Entrando em contato com a equipe de reclamações do NHS Bournemouth and Poole pelo nº. 01202 541900;
  • E-mail para complaints@bp-pct.nhs.uk;
  • Cartas para Reclamações NHS Bournemouth and Poole:
    Canford House Discovery Court Business Centre
    551-553 Wallisdown Road 
    Poole BH12 5AG

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