Manchester e suas principais personalidades

Talvez você não saiba, mas é bem provável que aquele cantor inglês que você seja fã, ou aquela artista que tanto admira, seja uma dentre as inúmeras personalidades de Manchester.

Emblemática cidade dentro do cenário artístico, sobretudo se fizermos um recorte à cena do pós-punk britânico da década de 80, com The Smiths e Joy Division, dentre outros, não estranhe se um dia você por acaso esbarrar com algumas personalidades de Manchester que por ventura, estejam desfrutando de seu habitat natural. 

Quer conhecer alguns dos lendários nomes que são originários da metrópole industrial que é famosa por ser celeiro cultural e artístico do Reino Unido?  Então acompanhe a seguir este post que aborda o tema! 

Mancunians famosos 

Antes de listarmos alguns famosos locais, é importante frisarmos que os nascidos em Manchester, bem como aqueles que trabalharam, moraram ou realizaram feitos importantes no local, são chamados de mancunians, termo que se refere ao gentílico.

O adjetivo engloba  não somente a procedência geográfica de uma pessoa, mas também pode se referir às características das pessoas oriundas da cidade inglesa, como um jeito de ser, visão de mundo, sotaque, etc. 

Conheça algumas personalidades de Manchester da música, literatura e arte em geral

Não há como negar a importância e influência cultural na área da música, artes e humanidades, que a Inglaterra exerce pelo mundo. Sendo assim, é relevante começarmos por esta faceta para mencionarmos algumas das mais importantes personalidades de Manchester. 

Ian curtis 

Formado em 1976 em Manchester, o Joy Division teve breve existência, porém, suficiente para cravar sua atmosfera melancólica por meio de canções introspectivas no cenário do rock mundial.

Tudo graças ao vocalista Ian Curtis, que inspirado por um show da banda de punk rock Sex Pistols, em 76, teve certeza de que queria estar no palco à frente de uma banda.

Com uma presença de palco peculiar, decorrente de sua epilepsia que costumava surgir inclusive durante os shows da banda, Ian Curtis buscava inspiração em literatos como J. G. Ballard, Joseph Conrad e William Burroughs, além de segundo indícios, em sua própria vida e dores existenciais.

Com voz marcante e estilo único. Ian Curtis teve sua vida relatada no cinema por meio do filme Control, baseado na biografia escrita por Deborah Curtis, sua ex-esposa. Ian Curtis se suicidou, enforcado, aos 23 anos de idade. 

Steven Patrick Morrissey

Cultuado tanto em sua trajetória com o seminal grupo britânico The Smiths, quanto em sua carreira solo, Morrissey é sempre um nome reverenciado quando falamos sobre personalidades de Manchester. 

Amado por muitos e odiado por tantos outros, o cantor e letrista é conhecido também pelo seu envolvimento com a causa animal, sendo adepto do veganismo, estilo de vida que exclui o consumo de qualquer produto que tenha origem animal.

A relação do público de Moz (como é chamado pelos fãs) como cantor chega bem próxima da devoção. A plateia costuma atirar flores no palco para o vocalista, além de invadir e muitas vezes interromper a apresentação. 

Formado em Manchester, no ano de 1982, o The Smiths chegou ao final em 1987, deixando um legado imenso e tendo influência direta na cena musical britpop e indie. Bandas como The Cranberries, por exemplo, claramente “beberam” na fonte do seminal grupo liderado por Morrissey e seu parceiro, hoje desafeto, Johnny Marr. 

Anthony Burgess

É impossível fazer qualquer lista acerca de personalidades de Manchester e não lembrarmos do multifacetado Anthony Burgess. Compositor, crítico e conhecido sobretudo pelo seu viés literário, o escritor tem na obra Laranja Mecânica, provavelmente seu feito mais conhecido.

Influenciado por James Joyce, ainda criança perdeu sua mãe, sendo criado por uma tia e posteriormente pela madrasta.

Em fevereiro de 2017, Burgess completaria 100 anos se estivesse vivo. Nascido em 25 de fevereiro de 1917, morreu de cirrose hepática em 1993. 

Levado às telas de cinema pelo diretor Stanley Kubrick, Laranja Mecânica é um clássico da literatura distópica, ao lado de 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. 

Laurence Stephen Lowry

Ele costumava ser chamado de o pintor do invisível. Nascido em Manchester e atraído pela urbanidade das paisagens britânicas, L.S. Lowry trafegava livremente entre sua timidez e genialidade surpreendente.

Sua temática abordava os aspectos cotidianos da sociedade industrial da época (viveu entre 1887 – 1976), tendo como batismo de seu estilo, o termo "matchstick men".

Um fato marcante e trágico em sua vida, ocorreu logo em seu nascimento. Com um parto extremamente difícil, a mãe do pintor teve complicações que acarretaram em delimitações durante a vida, levando-a à morte, de acordo com alguns relatos.

A expectativa de que nascesse uma menina e a frustração com o então menino, gerou um desconforto que o pintor carregou durante toda sua vida.

Caroline Aherne

Conhecida por ser âncora no programa de Tv britânico chamado Mrs Merton, Caroline Aherne é outra personalidade de Manchester que merece ser mencionada. Nascida em Londres, desde seus dois anos passou a viver em Manchester. 

Escritora, atriz e comediante, atuou também em papéis de destaque em The Royle Family e The Fast Show, ganhando até mesmo prêmios da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), em português, “Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão", referentes às atuações também no cinema.

Casada com Peter Hook, membro do Joy Division e depois New Order, entre os anos de 1994 a 1997, Caroline Aherne faleceu vitimizada por um câncer em 2 de julho de 2016, aos 52 anos.

Mais personalidades de Manchester

Podemos mencionar ainda, outras celebridades Mancunians ou que adotaram a cidade ao longo de suas vidas, como por exemplo:

  • Tony Wilson;
  • Danny Boyle;
  • Alex Ferguson;
  • Emmeline Pankhurst;
  • Noel Gallagher;
  • James Prescott Joule;
  • John Dalton;
  • John Cooper Clarke;
  • Albert Finney;
  • Sir Ben Kingsley;
  • David Lloyd George;
  • Georgina Bowman;
  • Elizabeth Gaskell;
  • J. K. Rowling;
  • Sir Horace Lamb;
  • Mark E Smith;
  • Bernhard Neumann;
  • Frank Adams;
  • Sir Matt Busby e tantos outros.

E você, quais destas personalidades mais admira? Tem alguma outra que deveria constar nessa lista? Conte para nós! E curta nossa página no Facebook para ficar sempre antenado (a) com as novidades sobre Manchester! Até a próxima! 
 

Transferwise