Os ingleses e o chá, como surgiu essa relação

É hora do chá! E não importa se o relógio não está marcando cinco horas, se você estiver em território inglês, toda hora (ou quase todas) vai ser hora do chá. Você já deve ter escutado inúmeras vezes sobre a pontualidade britânica e pode estar se questionando sobre essa flexibilidade de horário para beber um chá inglês. Mas graças a fome da duquesa de Bedford, Anna Maria Russell, e claro, a aceitação dos ingleses, o chá tem um lugar garantido nas casas, restaurantes e bares de todo território britânico. Vem com a gente entender sobre a relação dos ingleses com o chá.

De origem portuguesa

Os ingleses não cultivavam as plantas para o chá. Pelo menos não antes da chegada de Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que se casou com o rei inglês Charles II. Catarina era de Portugal, país que assim como Japão e China, já tinha o hábito de consumir a bebida. A portuguesa era católica, fato que a impediu de ser coroada e comprometeu sua popularidade na Inglaterra. No entanto, a rainha consorte é apontada como a precursora do chá no dia a dia dos ingleses.

Ao se mudar do país de origem, Catarina introduziu o hábito de tomar chá na corte britânica. Segundo dados históricos, a monarca promovia festas regadas a chá, e a realeza inglesa facilmente aderiu a tradição de tomar um chazinho em confraternizações. Por um longo período o costume ficou apenas nas festividades da corte mesmo.

O hábito de tomar essa bebida com mais frequência aconteceu de forma curiosa. Durante o século XIX, Anna Maria Russell, possuía o título de duquesa de Bedford. Segundo alguns relatos, a monarca era considerada um tanto quanto faminta e tinha o chá como sua bebida favorita. A solução para acabar com a fome de Anna entre o almoço e o jantar foi fazer um pequeno lanche. Uma xícara de chá com leite e açúcar e um salgado para a realeza. Mas a ideia era boa demais para ser restrita apenas ao costume dos reis. Anna Maria Russell convidava vários amigos para o chá da tarde. Aqueles que não eram convidados, decidiram introduzir por conta própria a refeição, e não é que virou costume? Assim, o chá passou a ser tomado em outras ocasiões.

Chá das cinco em outros horários

Como anunciado, você pode e vai encontrar chá em diferentes horários em terras inglesas. Muitos locais oferecem o serviço entre as 15h e 17h (inverno) e 15h às 18h (verão). Mas é possível encontrar lugares que servem a bebida até as 19h, por exemplo. Algumas famílias inglesas têm por hábito começar o dia tomando um chá, ou “anoitecem” a refeição e tomam antes de dormir. Ou seja, fique ciente de que a bebida não está diretamente ligada com os ponteiros do relógio.

Além do chá

Algumas pessoas podem até pensar que apenas o chá será servido. Você saboreia a bebida em uma linda xícara e fim de papo. Mas esse pensamento é muito equivocado. Por trás do chá existe uma infinidade de aperitivos na mais famosa refeição inglesa.

Geralmente, os locais oferecem o chá da tarde com diferentes acompanhamentos. Como acontece na maioria das culturas, o salgado é servido primeiro e depois o doce. Mas no caso dessa refeição, existe o salgado (pequenos sanduíches dos mais variados recheios), os doces (bolinhos, docinhos), e por fim os mais doces ainda. Para encerrar a refeição são servidos os “scones”, um bolinho tipicamente inglês.

Não há uma regra de como esses aperitivos são servidos. Por vezes, o estabelecimento serve em etapas, e em outras vem tudo juntinho. O interessante é combinar os alimentos com o chá. Da mesma forma que os brasileiros têm o costume de harmonizar cervejas e cafés, os ingleses fazem isso com o chá. Alguns restaurantes até oferecem o serviço de um profissional para sugerir opções do cardápio.

Perdurando por séculos, o chá faz parte da vida dos ingleses e se tornou um atrativo para os turistas. Além de ser um ótimo pretexto para reunir a família e os amigos. Inclusive, a nossa conversa de hoje pode ser ainda melhor. É só nos convidar para um chazinho e deixar seu comentário sobre os lugares favoritos para tomar a bebida. Não se esqueça de curtir a nossa página do Facebook para ficar por dentro de tantos outros assuntos.

Transferwise