Ouça algumas bandas famosas de Manchester

A Inglaterra é conhecida por sua diversidade e criatividade artística. Várias cidades inglesas se destacaram por gerarem estilos e bandas musicais que mudaram a cultura mundial, a ponto de criar tendências que transcenderam as barreiras distância e tempo. Assim, não é incomum ouvir termos como “o som de Bristol” ou “Beat de Liverpool”, quando se referem a gêneros como Trip Hop e Beat, respectivamente.

Manchester, uma cidade pautada pela sua força no ensino, economia e cultura, também se destacou criando um som único que ainda hoje é referência mundial quando o assunto é o rock alternativo. Durante os anos oitenta e o início dos anos noventa, a cidade experimentou uma explosão de bandas que foram caracterizadas por seus sons psicodélicos e dançantes e que, rapidamente, conquistaram toda uma geração de ingleses. Em 1989, nasceu o termo “Madchester” que foi usado para classificar o som das bandas desta região. Posteriormente, o estilo das bandas mancunians foi um dos principais responsáveis pelo surgimento do Britpop.

Como principais impulsionadores de artistas nascidos nesta cidade, podemos citar Tony Wilson, apresentador de televisão e criador da Factory Records, que deu destaque a bandas como Joy Division e Happy Mondays, e Alan Mcgee com sua gravadora Creation Records, que projetou o Oasis, levando-os ao topo das paradas.

Diante da importância desta cidade para a história do rock, nós resolvemos selecionar as 5 bandas que consideramos mais representativas para fazer uma homenagem. Trata-se de algo difícil de ser feito considerando a qualidade musical da região.

New Order

Após o suicídio de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, a banda se viu desintegrada. No entanto, seus membros, liderados por Peter Hook, decidiram formar em 1980, a banda New Order. Sem dúvida, uma das bandas mais importantes da história musical moderna. O som é caracterizado pela mistura de música eletrônica com o pós-punk, em uma forma imponente. Entre seus sucessos, encontramos hits como Blue Monday e Bizarre Love Triangle.

Oasis

Enquanto nos EUA o Grunge reinou nos anos noventa, em solo inglês quem imperava era o Britpop. Podemos destacar Oasis como o mais importante representante do gênero. Herdeiros de sons predominantemente suburbanos de Manchester (como The Smiths) e fortemente influenciados pelo Baggy e o Madchester, os irmãos Gallagher criaram, em 1991 o Oasis, uma das bandas símbolo do Reino Unido. O álbum (What’s the Story) Morning Glory?, se tornaria o mais representativo da banda ao incluir canções como Wonderwall e Morning Glory.

The Stone Roses

Esta banda é talvez o grande destaque do Madchester. Nascida em 1984, The Stone Roses, causou polêmica desde o lançamento do seu primeiro álbum quando Bob Stanley, um jornalista musical escreveu: "Este é simplesmente o melhor álbum que eu ouvi desde que eu comecei a comprar discos. Esqueça todos os outros, esqueça o trabalho amanhã.” Esse sucesso se deu porque a banda resgatou os sons psicodélicos dos anos sessenta, incorporando sons de delirar e dançar. Sua música influenciou bandas importantes como The Verve e Radiohead, que reconhecem The Stone Roses como uma das melhores bandas da história.

Joy Division

A história de Joy Division começou em 1976, quando os membros decidiram, em um show do Sex Pistols, que montariam uma banda. Posteriormente, ela se caracterizou pelo seu pioneirismo no pós-punk, combinando sons densos e tristes que tornaria ainda mais escura, a já nublada Inglaterra. Com apenas dois LPs e poucos dias antes de sua turnê pelos EUA, a Joy Division foi dissolvida em 1980, após a morte de seu líder vocal Ian Curtis. O grupo entrou para a história como um dos ícones do pós-punk e do gothic rock.

The Smiths

Com uma modéstia incomparável, mas com a dose suficiente de idealismo, essa banda nasceu em 1982. The Smiths não tinha como sonho tocar nos maiores estádios do mundo, ou comprar mansões, muito menos assinar com grandes gravadoras. Eles só queriam tocar música e cativar os poucos seguidores que os admiravam. Mas eles nunca imaginaram que seus seguidores se tornariam tantos. A banda se tornou uma das principais inspirações para o estilo que hoje é conhecido como Indie. Durante sua curta carreira de 5 anos, eles gravaram 4 álbuns de estúdio, transformando canções como This Charming Man e There Is A Light That Never Goes Out em hinos.

Assine a nossa newsletter e atualize-se com as nossas novidades.

Texto traduzido e adaptado do site Sonisfera.

Transferwise