Transferir dinheiro para o exterior: qual é a melhor forma?

Quem vive ou possui negócios em Manchester, viaja frequentemente ou tem parentes no exterior vai precisar fazer transferências para bancos internacionais, é inevitável. Atualmente, podemos enviar dinheiro para praticamente qualquer lugar do mundo, de muitas maneiras diferentes. Com tantas escolhas, ficamos na dúvida de qual a mais adequada para a nossa situação (e para o nosso bolso). Neste artigo, faremos uma análise das diferentes opções para você decidir qual a melhor forma de transferir dinheiro para o exterior.

Western Union

A Western Union é uma das mais conhecidas empresas de remessas do mundo. É uma boa opção para quem quer transferir dinheiro para o exterior, mas não possui ou não deseja abrir conta corrente no país para onde será enviado o valor. A grande vantagem, neste caso, é que o beneficiário pode sacar o dinheiro transferido em menos de 24 horas, em uma das várias unidades do banco espalhadas em mais de 200 países. No Brasil, a transferência pode ser feita através do Banco do Brasil ou do Bradesco, e em pontos de atendimentos que podem ser consultados pela internet. O beneficiado não paga nenhuma taxa para sacar o dinheiro e os custos ficam todos a cargo do depositante. Essa é a grande desvantagem desse método: as taxas de depósitos podem chegar a 10% do valor transferido. Sobre o valor da transferência também incorrem as cobranças do IOF (Imposto sobre operações financeiras) e a taxa de câmbio.

Transferência bancária

Essa é uma opção para quem possui uma conta corrente no exterior. Hoje em dia, qualquer banco realiza esse serviço chamado “ordem de pagamento” e só é preciso saber as informações sobre o beneficiário e o código do banco, conhecido como código SWIFT, onde os recursos serão sacados. A desvantagem, nesse caso, é que tanto o depositante como a pessoa que irá sacar o dinheiro precisarão pagar pela transação. A maioria dos bancos cobra uma taxa de serviço, que pode ser consideravelmente alta, além do IOF.

Cartões de crédito pré-pago

Uma opção interessante para transferir dinheiro para o exterior é utilizar um intermediário, neste caso, um cartão de crédito pré-pago. Basta procurar um banco ou casa de câmbio que faça a emissão e adquirir um com bandeira internacional. Depois, é só fazer um depósito no cartão com o valor desejado e, no exterior, a pessoa autorizada poderá sacar essa quantia em caixas eletrônicos. Muita gente acredita que essa opção não é vantajosa, já que além da cobrança de 6% do IOF é cobrada uma taxa para sacar o dinheiro fora do país.

Vale postal eletrônico dos Correios

Apesar de muita gente não saber, os Correios são autorizados a fazer transferências financeiras internacionais para 26 países. Não é uma das opções mais utilizadas (talvez porque os Estados Unidos e o UK não estejam entre os países autorizados), porém sempre é bom conhecer todas as possibilidades. Neste caso, tanto o envio como o recebimento são feitos de forma eletrônica. O valor máximo para transferência dependerá do país de destino e a taxa cobrada será de R$ 35,00, mais 1,5% sobre o valor a ser enviado.

Transferwise: uma opção eficiente para transferir dinheiro para o exterior

Essa é provavelmente a opção mais simples e que vai pesar menos no bolso de quem quer transferir dinheiro, uma vez que as taxas cobradas pela startup são muito menores que as dos bancos. E o melhor: não há cobranças de taxas de IOF. Só é necessário que se tenha uma conta no país para onde será realizada a transferência que demora, em média 5 dias para ser finalizada.
O modo como ele funciona é bem simples: ao invés de transferir dinheiro de uma conta de um país para outro, a TransferWise possui uma conta em cada país, em moeda local, através da qual recebem e transferem dinheiro. Achou complicado? Calma que nós vamos explicar.

Como funciona?

Se você quiser transferir dinheiro do Brasil para os Estados Unidos, por exemplo, é necessário depositar a quantia em real, na conta do TransferWise do Brasil. Por sua vez, a empresa irá transferir o equivalente em dólares, da conta que ela possui nos Estados Unidos, para a conta que você deseja receber o dinheiro. Assim, não há uma transação internacional (já que tanto o depósito quanto a transferência foram realizadas em território nacional) e nem mudança de moeda. O pagamento é feito através de boleto bancário que poderá ser quitado em qualquer banco.

De onde surgiu a Transferwise?

Segundo os donos da empresa, Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, a TransferWise surgiu de uma frustração: o pagamento elevado de taxas para transferências bancárias. Taavet trabalhava para o Skype na Estônia e era pago em euros, embora vivesse em Londres, enquanto Kristo trabalhava em Londres, mas possuía uma hipoteca que deveria pagar em euros na Estônia. Para fugir das altas taxas de transferência, os dois decidiram fazer um esquema simples: Kristo transferia as suas libras para conta de Taavet no Reino Unido e Taavet transferia a quantia equivalente para a conta do seu amigo em euros. Para não haver nenhuma injustiça, todos os meses eles verificavam o câmbio médio de mercado no site da Reuters, uma das mais respeitadas agências de notícias do mundo. Como o esquema funcionou tão bem, começaram a pensar que poderiam ajudar outras pessoas que passavam pela mesma situação. Assim, surgiu a TransferWise.

As vantagens da Transferwise

A TransferWise funciona como um banco sem fronteiras: é como se você tivesse uma conta em vários países. Não há nenhum gasto elevado para transferir dinheiro para o exterior, sendo cobrada apenas uma comissão por transação, baseada no câmbio real do mercado. A empresa é muito transparente em relação às taxas cobradas: desde o início da operação de transferência,  você sabe exatamente quanto vai pagar e, como vai pagar menos, o dinheiro final da transferência é maior. Uma notificação é enviada por e-mail a cada etapa da transferência e você poderá acompanhar a transação através de um aplicativo móvel ou do site. Muito mais simples e vantajoso.

Gostou do artigo? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe em primeira mão todas as nossas novidades!

Transferwise