Propriedades Freehold e Leasehold – Qual a diferença?

O que é Freehold?

O dono de uma propriedade freehold é o proprietário total dela, incluindo o terreno onde ela foi construída.

Se você comprar uma propriedade freehold, será responsável pela manutenção de seu imóvel e terreno, portanto, você precisará fazer um orçamento para esses custos.

A maioria das casas é freehold, mas algumas podem ser leasehold (geralmente por meio de esquemas de propriedade compartilhada).

Benefícios de uma propriedade freehold

Você não precisará:

  • Se preocupar com o término do contrato de locação, pois você é o proprietário total;
  • Lidar com o proprietário (geralmente conhecido como landlord);
  • Pagar o aluguel do terreno, taxas de serviços ou quaisquer outras despesas do locador.

Possuir uma parte de uma propriedade freehold

Você pode comprar o freehold do proprietário junto com outros arrendatários – por exemplo, outras pessoas que vivem em um bloco de apartamentos (flats). Você pode fazer isso desde que pelo menos metade dos arrendatários concorde em comprar uma ação.

Isso lhe dá mais controle sobre sua casa e os custos. Isso também significa que você pode estender seu arrendamento com bastante facilidade por até 999 anos.

Propriedades comuns (Commonhold)

Commonhold é uma alternativa ao leasehold de longo prazo. Os proprietários das propriedades podem constituir uma associação de propriedade comum, que é proprietária do terreno, edifício e áreas comuns e é responsável pela gestão, manutenção, reparação e conservação dessas áreas.

Como um arrendamento, os proprietários são responsáveis por seus apartamentos ou casas individuais. Mas, ao contrário do leasehold, não há limite de tempo para o proprietário do imóvel.

Qualquer pessoa que possua uma propriedade perfeita no edifício tem o direito de participar da administração da associação de propriedade comum.

O que é Leasehold?

Ao adquirir uma propriedade leasehold, você possuirá a propriedade (sujeito aos termos do leasehold) pela duração do seu contrato de Lease com o Freeholder.

Quando o lease termina, a propriedade retorna ao Freeholder, a menos que você possa estender o lease.

A maioria dos apartamentos são vendidos como leasehold, portanto, embora você seja o proprietário de seu imóvel, não tem participação no prédio em que ele está.

Algumas casas também são vendidas como leasehold. Se for esse o caso, você é o proprietário da casa, mas não do terreno onde ela foi construída.

Comprando um Leasehold

Ao comprar uma propriedade leasehold, você assumirá o lease do proprietário anterior. Portanto, antes de fazer uma oferta, você precisará considerer:

  • Quantos anos faltam para o encerramento do contrato;
  • Como você fará o orçamento para taxas de serviços e custos relacionados;
  • Como a duração do leasehold pode afetar a obtenção de uma hipoteca e o valor de revenda da propriedade.

Qual a importância da duração de um contrato Leasehold?

Se o prazo do leashold for inferior a 70 anos, você poderá ter dificuldade para obter uma hipoteca. Normalmente, os credores precisam que o lease funcione por 25-30 anos após o término de sua hipoteca. Isso significa que se você deseja obter uma hipoteca de 25 anos, o lease deve ter pelo menos 50-55 anos.

Como resultado, também pode ser difícil vender uma propriedade se o contrato for inferior a 80 anos. Se você eventualmente quiser vender um imóvel que está comprando, pense em quantos anos restarão do aluguel.

Prorrogando o aluguel

Você pode pedir ao proprietário para prorrogar o contrato a qualquer momento e depois de possuir sua casa por dois anos, você tem o direito de prorrogar o aluguel por 90 anos, desde que seja um inquilino qualificado.

Normalmente, você será um inquilino qualificado se seu lease original durou mais de 21 anos e o custo dependerá do imóvel.

Se você e o Freeholder não chegarem a um acordo sobre o custo de estender o lease, você pode apelar para o Tribunal de Avaliação do Leasehold.

Pode ser necessário contratar um advogado, o que aumentará o custo.

Encargos para propriedades Leasehold

Se você possui uma propriedade leasehold, você não possui o terreno. Isso significa que você não será responsável pela manutenção e operação do prédio.

O senhorio fará isso ou nomeará um agente administrativo para fazer por ele. No entanto, os arrendatários compartilham os custos, pagando uma taxa de serviço ao senhorio.

Você também pode ser solicitado a pagar uma taxa para um fundo de amortização, para ajudar a cobrir qualquer trabalho de manutenção inesperado necessário no futuro.

Taxas de serviço de Leasehold

As taxas de serviço variam de propriedade para propriedade e devem pagar por itens como:

  • Manutenção de jardins comuns;
  • Contas de eletricidade para áreas comuns, ou
  • Reparação e manutenção de paredes externas.

Certifique-se de estar ciente das taxas de serviço antes de fazer uma oferta em uma propriedade, pois isso pode afetar sua capacidade de morar lá.

Se você possui uma propriedade leasehold, os reparos e manutenção em sua propriedade são de sua responsabilidade. Mas normalmente você precisará obter a permissão do proprietário para fazer alterações significativas.

Outras taxas podem incluir:

  • Renda base;
  • Taxas de administração ou,
  • Seguro de edifícios (providenciado pelo proprietário)

Disputas de gestão

Como locatário você tem direitos que impedem o locador de tirar proveito de você financeiramente. Por exemplo, você pode pedir para ver:

  • Um resumo de como as taxas de serviço estão sendo gastas;
  • Como eles foram calculados;
  • Qualquer papelada de suporte, como recibos de trabalho realizado.

O proprietário também deve consultá-lo:

  • Sobre qualquer obra de construção que custe mais de £250;
  • Antes de fazer qualquer trabalho com duração superior a um ano;
  • Antes de fazer qualquer trabalho que custe mais de £100 por ano.

O que fazer se você estiver insatisfeito com a administração da propriedade

Se você não estiver satisfeito com as cobranças ou com a forma como a propriedade é administrada, você tem duas opções:

  • Direito de gerenciar: permite que os arrendatários assumam certas tarefas de gerenciamento do senhorio sem ter que provar a má gestão. Você precisará se qualificar e abrir uma empresa de gestão junto aos outros arrendatários;
  • Solicitar a nomeação de um novo gerente: neste caso você precisará provar a má administração (custos injustos ou violação de acordos).
     
Transferwise