A compra de uma casa, especialmente se você for comprador de primeira viagem, pode parecer um processo longo e demorado mesmo quanto tudo ocorre bem. Isso pode ser frustante às vezes e, embora também possa parecer que nada está acontecendo, geralmente há muitas ações nos bastidores entre os agentes, advogados, autoridades locais, instituições financeiras, etc.
Existem estágios específicos no processo e atrasos podem ocorrer em qualquer um deles. Cada um pode não apenas adicionar tempo extra em si, mas possivelmente ter um efeito indireto no processo. Se você pesquisar online, provavelmente encontrará estimativas muito variadas sobre o tempo que leva para a compra de uma casa. Na realidade, depende muito das circunstâncias.
Então, quais são os vários estágios do processo e quanto tempo você deve esperar que cada um leve?
Encontrando a casa certa
O prazo para encontrar a casa que deseja comprar pode variar imensamente, dependendo de quão específica sejam suas necessidades e quão comum são os imóveis que as atendam. As principais questões nesta etapa são relacionadas a localização, amenidades, escolas, qualidade, matéria e tipo de imóvel, prazo para mudança, custos, valor da entrada, etc.
Se você está convencido de que deseja um tipo específico de casa em uma área específica, pode esperar meses, ou mesmo anos, para que a propriedade certa apareça. Se, por outro lado, seus requisitos forem mais flexíveis, sua pesquisa poderá durar apenas algumas semanas ou talvez dias. Com o mercado aquecido, é possível agendar visitas para o dia seguinte e já fechar um negócio fazendo uma boa oferta.
Obtendo uma hipoteca (Mortgage)
Se você tiver economias o suficiente para comprar uma casa em dinheiro esta fase não se aplicará a você. A maioria dos compradores de imóveis, entretanto, precisará obter uma hipoteca (mortgage).
Antes de aplicar para o mortgage, você precisar saber o quanto poderá pegar emprestado e se você atende aos critérios das instituições financeiras. É possível fazer isso online, basta acessar o site dos bancos ou de mortgage brokers (intermediários) e fazer a simulação. Caso alguns deles apresente condições favoráveis, recomendamos a solicitação do Agreement in Principle, uma carta dizendo o quanto o banco está disposto a lhe emprestar à princípio, antes de prosseguir para o busca de uma propriedade. Essa etapa demora menos de uma hora.
Depois de decidir por qual instituição você deseja trabalhar, você pode iniciar o processo de aplicação para a mortgage offer letter. Ou seja, você fará uma aplicação detalhada junto ao credor para que ele analise toda a sua documentação. Isso varia, mas pode levar em média entre duas semanas e um mês.
Conveyancing
Conveyancing é o nome dado aos vários processos que o advogado (solicitor) irá realizar entre a aceitação de sua oferta pelo priprietário do imóvel até o momento em que lhe são entregues as chaves de sua nova casa. Dois estágios cruciais nisso são a troca de contrato (exchange of contracts) e a conclusão (completion), mas há muitas etapas a serem realizadas durante a essa parte que incluem:
- Verificação da sua identidade;
- Solicitação e recebimento do contrado do advogado do vendedor;
- Solicitação e recebimento do contrato da instituição financeira (se aplicável);
- Aplicar para as buscas;
Nesta etapa são realizadas buscas pagas, geralmente em torno de 250 libras, para verificar eventuais problemas em no terreno e na propriedade do imóvel, como fraudes, terras contaminadas, enchentes, etc. - Revisar os vários resultados e negociar com o advogado do vendedor;
- Troca de contratos;
- Conclusão da hipoteca;
- Buscas finais;
- Conclusão;
- Aplicação para as escrituras de propriedade.
Em média, o processo pode levar cerca de 12 a 16 semanas, mas isso depende de vários fatores. Em particular, depende da rapidez com que ambos os advogados envolvidos desempenham suas funções. Se o advogado que você escolheu ou o advogado do vendedor estiverem sobrecarregados de trabalho, cada etapa pode demorar muito mais tempo.
No entanto, mesmo que ambos os advogados trabalhem de forma eficiente, os atrasos podem vir de outra parte. O vendedor deve apresentar vários documentos e eles podem ser mais difíceis de encontrar em algumas situações. Por exemplo, se o vendedor morou na propriedade por um longo tempo, documentos cruciais pode ter sido extraviados.
Outra fonte potencial de atrasos vem com as solicitações de pesquisas, que incluem:
- Buscas locais: destinadas a identificar quaisquer problemas que possam afetar a propriedade;
- Buscas no registro de imóveis: destinadas a verificar o direito do vendedor à propriedade;
- Buscas ambientais: destinadas a identificar os perigos potenciais na área.
Qualquer uma ou todas as agências envolvidas podem levar mais tempo do que o normal para responder. Se forem levantadas questões sérias (por exemplo, risco de inundação ou falta de permissão para um construção dentro da propriedade), isso provavelmente exigirá mais negociações, tanto entre os advogados quanto talvez envolvendo o credor hipotecário.
Venda ou compra cadeia (Chain)
Outro fator que pode afetar seriamente o prazo para finalizar a compra são as chamadas Chains. Se você, seu vendedor e outras pessoas precisam vender a propriedade atual e comprar uma nova ao mesmo tempo, isso é considerado uma compra/venda em cadeia (chain).
Se alguém nessa cadeia atrasa em algo como a liberação do dinheiro do banco ou na mudança do imóvel, o processo é travado e todos os envolvidos tem que esperar isso ser concluído. Um alternativa para escapar da corrente é combinar com o envolvidos na na sua compra e venda de se mudarem para algum alojamento temporário até a parte deles ficarem prontas para não comprometerem os demais.
Escolhendo o advogado certo
Como vimos, atrasos graves podem afetar a compra de uma casa e que nada tem a ver com o desempenho do seu advogado, embora este possa exercer pressão sobre as outras partes, se necessário. No entanto, o que pode ser dito com certeza é que uma escolha inadequada de advogado provavelmente aumentará o tempo do processo.
Você deve procurar uma empresa com uma equipe dedicada e suas perguntas iniciais podem lhe dar uma ideia se eles terão tempo suficiente para se dedicar ao seu trabalho de conveyancing. Se, por exemplo, eles não responderem suas mensagens rapidamente, as avaliações no Trust Pilot forem ruins, as ligações no call center não forem completadas, não feche negócio e procure outro.
Uma dica de ouro é tentar fazer contato com o advogado no número dele como se já fosse um cliente, pressione o número do atendimento automático designado a quem já é cliente, se completar a ligação rapidamente então significa que ao menos você terá onde reclamar ou solicitar atualizações.
Gostou do artigo? Tem dúvidas? Deixe sua mensagem nos comentários.