Conheça os principais meios de transporte da cidade

Transporte público sempre é um assunto que causa apreensão, afinal, a maioria dos brasileiros já sofreram algum dia devido à precariedade dos serviços. Felizmente, a realidade em outros países é bem diferente. Quem mora em Manchester já percebeu que a cidade oferece um serviço de qualidade que realmente funciona. Porém, você sabe quais os meios de transporte (públicos e privados) que existem em Manchester? Hoje fizemos um mini-guia que vai te ajudar a se locomover pela cidade. 

Eficiência e pontualidade

Em todo o Reino Unido o transporte público é eficiente e oferece aos cidadãos um serviço seguro, com veículos confortáveis, que funcionam pontualmente e de maneira organizada. Há também forte investimento em infra-estrutura e funcionários, por isso o preço cobrado é considerado justo. 

Meios de Transporte em Manchester

Se você ainda não está familiarizado com Manchester, não se preocupe, locomover-se ao redor da cidade  é muito fácil. Os meios de transporte abrangem todos os pontos de Manchester e você pode escolher o trem, o ônibus ou o táxi, embora você precise prestar atenção nos horários: alguns só começam a funcionar a partir das 9h30 da manhã. Por isso, é sempre bom pedir informações.

Ônibus

É o sistema mais utilizado na cidade, com ônibus pontuais e abundantes circulando por toda Manchester. As passagens podem ser compradas em mercadinhos de rua ou diretamente com o motorista. Mas cuidado: tenha sempre o dinheiro da passagem exato no bolso, já que nem sempre o motorista terá troco.  

System One

Em Manchester, é possível comprar um bilhete Day Saver, do System One que  permite usar ônibus de qualquer empresa ao longo do dia. O sistema System One também oferece bilhetes semanais, mensais e anuais, válidos para todas as empresas de ônibus. É uma boa opção para quem quer economizar ao se  deslocar pela cidade; e você pode pesquisar qual o bilhete mais adequado às suas necessidades.

Metroshuttle City Centre

Uma das coisas mais interessantes em Manchester é o fato  da cidade oferecer transporte público gratuito aos moradores e turistas.  São três linhas que cobrem todo o centro de Manchester e conectam grandes estações de trem, estações de ônibus, shopping centers ou outros negócios. Cada uma delas possui um número e uma cor diferente, por isso é bem fácil identificá-las. Nas paradas são disponibilizados um mapa e um pequeno cronograma com os horários das linhas. O Metroshuttle funciona entre 7h e 19h de segunda a sábado e das 10h às 18h no domingo. A linha 3 não funciona aos domingos.

Metrolink (Tram ou trem da superfície)

O sistema de bonde Metrolink de Manchester (uma espécie de bondinho da superfície) foi desenvolvido para incentivar viagens mais fáceis e rápidas no centro da cidade e além. Ao conectar todas as principais estações ferroviárias e atrações turísticas, o Metrolink funciona a cada poucos minutos para que não precise de um cronograma; você pode simplesmente subir e viajar a qualquer hora, do início da manhã até tarde da noite.

Nos metrolinks os bilhetes podem ser comprados diretamente da máquina localizada na plataforma, que aceita notas, moedas, cartões de débito e crédito. O valor da passagem é de acordo com a distância percorrida. Eles são válidos por 90 minutos desde sua emissão. Quem viaja sem bilhete pode ser multado em até 80 libras. Também é possível comprar bilhetes mensais ou voltados para turismo, os Travelcards, que oferecem viagens ilimitadas em toda a rede.

O Metrolink opera desde o Centro de Manchester a Bury (ao norte de Manchester), Altrincham (ao sul) e Eccles, passando por Salford Quays. São muito rápidos e pontuais, podem ser uma ótima escolha para quem está com muita pressa.

Trem

Para viajar para outras cidades do Reino Unido e para distritos da Grande Manchester, a melhor opção é o trem. Manchester tem quatro estações de trem e a “Manchester Piccadilly” é a mais importante da cidade. Ela tem conexões com as principais estações do Reino Unido, como London Euston, Birmingham New Street, South Wales (ao sul), Edinburgh, Glasgow Central (ao norte). É a estação mais movimentada. As outras estações de trem são a  Manchester Victoria, Manchester Deansgate e Manchester Oxford Road.

Bicicleta

Como Manchester é uma cidade compacta, uma das opções de transporte é a bicicleta, uma forma ecológica e saudável de se locomover pela cidade. É um lugar amigável para bicicletas, com muitas ciclovias que atravessam a cidade; e são bastante longas. Muitas vias da cidade contam com uma faixa para bicicletas e seus próprios semáforos. As bicicletas podem ser transportadas em quase todos os trens.

Não existe um serviço municipal de aluguel de bicicletas, mas há um aplicativo chamado SpinLister que permite que os ciclistas aluguem suas bicicletas por horas ou dias e o Mobike, uma empresa chinesa que oferece bicicletas em estações de rua e funciona no mesmo esquema do aplicativo Uber.

Uber

Assim como no Brasil, um dos meios de transporte mais populares de Manchester é o Uber. É uma opção muito interessante, especialmente se você está carregado com malas ou  compras, ou simplesmente quer sair a noite na cidade. Depois do transporte público, é a opção mais econômica e eficiente para se locomover pela cidade.

A Pé

Uma outra opção saudável de locomoção é caminhar pela cidade. Como Manchester é uma cidade plana, caminhar se torna bastante fácil, principalmente se você estiver na região Central. Tudo é muito perto, então você poderá apreciar edifícios modernos que  dividem espaço com  galpões industriais e monumentos de estilo vitoriano. Há praças e parques espalhados por todos os espaços, além de lojas shoppings e restaurantes. Em áreas mais distantes do Centro, caminhar se torna um pouco mais difícil, mas isso é compensado pelo excelente funcionamento do sistema de transporte público.

Táxi

Não é o meio de transporte mais utilizado, devido à extensão e eficácia do transporte público, mas os táxis são muito utilizados durante a noite, ao voltar de festas e nos aeroportos. Como em toda grande cidade, os táxis  (de cor preta) estão disponíveis em pontos de táxi e em estações de trem; ou você pode telefonar para um rádio táxi.

Por aqui também existe a possibilidade de chamar o transporte por um aplicativo e o mais utilizado é o Gett, o serviço costuma ser mais barato que o Uber. Você registra o seu cartão de crédito no aplicativo e chama o veículo, com segurança.

Para quem está a passeio, há ainda os Water taxis ou táxis aquáticos, que percorrem os canais e fazem paradas perto de vários pontos de interesse para o visitante.

Get me there - Economizando

Uma forma de economizar dinheiro nas passagens e bilhetes de ônibus é adquirir o cartão Get Me There, que  pode ser usado para comprar bilhetes e cartões de viagem para algumas empresas de ônibus da Grande Manchester, Metrolink e viagens combinadas. É só fazer uma conta online e pedir o cartão, que deve chegar a sua casa entre 5 e 7 dias úteis.

No caso de dúvida, peça ajuda

Os meios de transporte de Manchester são muito fáceis de serem utilizados, porém pode ser que no início você tenha algumas dúvidas ou dificuldades para se acostumar. Em caso de dúvida, peça ajuda. Há funcionários treinados em todas as estações. Além disso, os moradores de Manchester são muito solícitos e podem ajudar com informações.

Já viajou em um desses meios de transporte em Manchester? Como foi a experiência? Deixe seu comentário logo abaixo. Vai ser um prazer conversar com você.
 

Transferwise