Entenda o que é o HS2 e quando as suas obras serão concluídas

O governo de Boris Johnson deu luz verde para a execução do HS2 (High Speed 2), a malha ferroviária de alta velocidade que conectará Londres, Birmingham, Manchester e Leeds. O projeto de infraestrutura, atualmente o maior da Europa, foi adiado no passado, mas agora finalmente está saindo do papel.

Veja as rotas, custo e prazo de execução do projeto e os tempos de viagem neste nosso artigo.

Qual é a rota do HS2?

Na primeira fase, a nova linha ferroviária entre Londres e West Midlands terá trens de 400m de comprimento com até 1.100 assentos por trem. A linha permitirá que os trens atinjam velocidades de até 250 milha por hora e operará até 14 vezes por hora em cada direção.

Na segunda fase, have a construção de linhas forma de V que sairiam de Birmingham com destino a Manchester e Leeds.

O Departamento de Transporte disse que o projeto vai triplicar a capacidade dos trens nessas rotas. Uma nova estação HS2 seria construída próximo a Manchester Picadilly na segunda fase do plano.

O programa começou originalmente em 2009. Este é o segundo projeto ferroviário de alta velocidade, o primeiro foi o High Speed 1 (HS1) que ligou a estação de St. Pancras International ao Eurotunnel, e que foi inaugurado em 2003.

Mapa com a rota do HS2
Mapa com a rota do HS2 (Fonte: Departamento para o Transporte)

Quando o HS2 será inaugurado

A primeira fase da ferrovia entre Londres e Birmingham deveria ser inaugurada no final de 2026, porém foi adiada para 2028-2031. Já a segunda fase que chegará a Manchester e Leeds seria inaugurada entre 2032 e 2033, mas foi adiada para  2035 e 2040.

Quanto custará o HS2

O preço oficial do HS2 foi estabelecido no orçamento de 2015 e ficou em cerca de £56 bilhões. No entanto, a estimativa do governo para o projeto quase que dobrou. O último valor calculado pelo Financial Times seria o de £106 bilhões.

Por que as obras do HS2 subiram de preço

Problemas de gerenciamento e avaliações de terras causaram um espiral crescente no custo do HS2. O trecho inicial de London Euston até o oeste de Londres será por meio de um túnel gigante sob o centro de Londres.

Só de custos de desapropriação de propriedades o valor deve chegar a £5 bilhões, a estimativa inicial era de £1,1 bilhão.

O projeto do HS2 também falhou em realizar extensas pesquisas de solo, o que causou problemas para o processo de escavação.

Tempo de viagem do HS2

O Departamento de Transporte diz que o projeto reduzirá o tempo de viagem de Birmingham a Londres de 1 hora e 21 minutos para 52 minutos.

Assim que a segunda fase estiver concluída, as viagens de Manchester a Londres cairão de 2 horas e 7 minutos para 1 hora e 7 minutos. De Birmingham a Leeds diminuirá de 2 horas para 49 minutos.

O governo espera com o projeto liberar capacidade em rotas de transporte regional superlotadas.

O que achou do projeto? Comente e compartilhe com os amigos.

Transferwise